Pesquisadores da Feevale participam de missão internacional | Universidade Feevale

Pesquisadores da Feevale participam de missão internacional

19/05/2026 - Atualizado 17h05min

Comitiva da Universidade tem agendas estratégicas na Finlândia e em Portugal

bandeiras

Uma comitiva da Universidade Feevale participa, entre os dias 19 e 28 de maio, de uma missão internacional na Finlândia e em Portugal. O objetivo é fortalecer parcerias acadêmicas e científicas já existentes, além de prospectar novas possibilidades de cooperação entre programas de pós-graduação da Feevale e instituições europeias. A agenda contempla reuniões institucionais, visitas técnicas, participação em evento internacional e discussões voltadas a projetos conjuntos, cotutelas e doutorado sanduíche.

Integram a comitiva o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, Daniela Quevedo; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Rosemari Lorenz Martins; o coordenador do mestrado em Psicologia, Marcus Levi Lopes Barbosa; e a professora e pesquisadora Vanusca Dalosto Jahno, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental e em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais.

Na Finlândia, a programação acontecerá na Häme University of Applied Sciences (Hamk). As atividades incluem encontros com lideranças acadêmicas e pesquisadores da Instituição, debates sobre inovação, educação virtual, sustentabilidade, economia circular, pesquisa em materiais e biotecnologia, além de visitas a laboratórios e ambientes de inovação, como Hamk Design Factory e Hamk Tech.

Entre os destaques da agenda estão reuniões na Hamk com a diretora de Pesquisa e Inovação, Annukka Pakarinen; com a diretora da Unidade de Pesquisa em Bioeconomia, Ulla Moilanen; e com a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento em Pedagogia do Ensino Superior, Liisa Postareff, além de encontro com a chefe da unidade de educação da Tampere University, Minna Mäkihonko.

Em Portugal, a missão terá agendas em Leiria, Peniche e Coimbra, com visitas ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e à Universidade de Coimbra. No dia 25, a comitiva participará de reuniões na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Esecs) e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), com foco em acessibilidade, inclusão, sustentabilidade urbana e industrial, empreendedorismo e inovação. Também estão previstas visitas ao Centro de Recursos para a Inclusão Digital (Crid) e encontros com pesquisadores e coordenadores de programas de pós-graduação portugueses.

No dia 26, os representantes da Feevale participarão, ainda, da cerimônia de abertura do evento RUN-EU Innovation Meets Regions, iniciativa voltada à inovação, desenvolvimento regional e colaboração internacional. Já em Coimbra, a comitiva terá reunião com o professor Antônio Gomes Ferreira para tratar de cooperação em pesquisa e mobilidade acadêmica entre os programas de pós-graduação das instituições.

A programação será encerrada em Peniche, com encontros na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e no centro de pesquisa Mare-IPLeiria, visando identificar oportunidades de trabalho conjunto nas áreas de mobilidade acadêmica, projetos e internacionalização da pesquisa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Feevale é a instância final de atendimento, atuando com ética e imparcialidade. Registre sua manifestação clicando aqui.