Carmem Giongo é uma das responsáveis por material elaborado durante as enchentes de maio de 2024, no RS
A pesquisadora da Universidade Feevale, Carmem Giongo, apresentará, em Paris, França, um guia sobre saúde dos trabalhadores, desenvolvido durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. A professora participa, nos dias 12 e 13 de junho, do Colloque International Travail et Marges, Travail en marge: subjectivité, psychisme, santé et créativité, que acontece na Université Sorbonne Paris Nord. O colóquio internacional sobre trabalho é um evento interdisciplinar que pretende fornecer uma visão geral das margens do trabalho, a partir de uma perspectiva contemporânea, abordando questões sociais e de saúde mental.
O guia, intitulado Saúde e segurança no trabalho de equipes em emergências e desastres, tem como objetivo qualificar agentes responsáveis pelo cuidado de trabalhadores e trabalhadoras em linha de frente. O material foi produzido em resposta às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, e aborda: fatores de risco e prevenção em saúde mental; riscos de segurança às equipes e estratégias de prevenção em desastres e emergências; e medidas básicas para implantação de um plano de intervenção em saúde e segurança no trabalho.
O material foi elaborado pelas psicólogas: Carmem Regina Giongo, professora do mestrado em Psicologia da Universidade Feevale; Karine Vanessa Perez, docente do mestrado em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e Marcele Tonet, integrante do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O guia pode ser acessado, de forma gratuita, no link: www.feevale.br/Comum/midias/3044a76c-5267-4938-afb4-fca7ad011705/Proppex24_Cartilha_FormacaoAgentes_A4_v2%201.pdf.