Pesquisador apresenta resultados de projetos relacionados ao zika e outros vírus | Universidade Feevale

Pesquisador apresenta resultados de projetos relacionados ao zika e outros vírus

29/10/2018 - Atualizado 14h27min

Fernando Spilki participa de seminário de prevenção e combate ao zika, em Brasília


De 6 a 8 de novembro, o coordenador do curso de Medicina Veterinária e pesquisador do mestrado em Virologia da Universidade Feevale, Fernando Spilki, participará do II Seminário de Avaliação Parcial da Chamada Nº 14/2016 – Prevenção e Combate ao vírus zika. O evento acontece das 9h às 14h, no Edifício Sede Capes, Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, 1º Subsolo – Asa Norte, em Brasília (DF). O objetivo é acompanhar a execução dos projetos de pesquisa financiados por meio da chamada Nº 14/2016 – Prevenção e Combate ao vírus zika, e avaliar o potencial dos resultados gerados até o momento para melhoria das políticas públicas de saúde.

Spilki participará do Grupo de Trabalho 1 A - Linha Temática 7: Imunologia e Virologia, no primeiro dia do evento, com o trabalho Abordagens múltiplas no estudo da replicação, filogenia molecular e novos compostos antivirais contra o vírus zika (ZIKV). De acordo com o pesquisador, a apresentação mostrará o estado atual do conjunto das pesquisas da Universidade com zika e outros vírus transmitidos por mosquitos, financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Saúde (MS). 

“Há trabalhos orientados por mim, pela professora Ana Luiza Ziulkoski, Juliane Deise Fleck, Caroline Rigotto, Sabrina Almeida, Larissa Heinzelmann e Andréia Henzel. Contamos, nesse projeto, com a parceria do professor Henri Schrekker, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)”, explica. “Estamos trabalhando com a caracterização de zika infectando humanos e outros primatas, a biologia da infecção pelo vírus zika em células de cultivo e o desenvolvimento de novos antivirais para zika, dengue, mayaro e chikungunya”, completa.

O II Seminário de Avaliação Parcial da Chamada Nº 14/2016 – Prevenção e Combate ao vírus zika é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit). 

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.