Participante do Programa de Aperfeiçoamento Científico da Feevale vence Prêmio RBS de Educação | Universidade Feevale

Participante do Programa de Aperfeiçoamento Científico da Feevale vence Prêmio RBS de Educação

04/11/2019 - Atualizado 05/11/2019 11h23min

Bolsista

Luiz Fernando Lamb ganhou na categoria Escola Pública e recebeu menção honrosa na categoria Gênero

O participante do Programa de Aperfeiçoamento Científico da Universidade Feevale, Luiz Fernando Lamb Balon, venceu o 7º Prêmio RBS de Educação 2019 na categoria Escola Pública, e também recebeu menção honrosa na categoria Gênero. Ele ganhou com o projeto Todos por elas, implementado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, onde é professor. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na manhã desta segunda-feira, 4, em Porto Alegre, quando Balon recebeu R$ 6 mil.

O acadêmico participa do grupo de pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura, da Universidade Feevale, que tem como líder a professora Saraí Schmidt. O projeto desenvolvido na escola municipal visa estimular a discussão e o diálogo sobre o direito das mulheres a uma vida com segurança, liberdade e paz, tendo como referência a leitura de diferentes gêneros textuais.

Segundo Balon, o trabalho mostrou a necessidade de investimento nos alunos, para que não se perpetuem por mais e mais gerações os conceitos antigos sobre mulheres que ainda circulam na sociedade. “Estamos em uma trajetória de quebra de tabus dentro da escola, na luta diária por respeito, ultrapassando os muros dela”, afirma o acadêmico.

Em apresentação

Sobre o Prêmio RBS de Educação

O Prêmio RBS de Educação, promovido pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), tem o objetivo de estimular práticas de mediação e incentivar a leitura em diferentes áreas do conhecimento. Nesta sétima edição, o concurso recebeu 231 inscrições de todo o Rio Grande do Sul. Os trabalhos foram avaliados por um júri técnico e, após, submetidos à votação popular pelo site do prêmio.

Sobre o Criança na Mídia

A estreita relação mídia, educação, cultura e infância tem desafiado a sociedade, mobilizando profissionais e pesquisadores de diferentes áreas. Pensando nessas e em outras questões é que surgiu, na Universidade Feevale, o grupo de pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura. O objetivo é promover a reflexão a respeito do novo cenário que surge, para que a pesquisa científica esteja sintonizada com os desafios da criança contemporânea, num contexto de cultura midiática.

Trata-se de um grupo interdisciplinar – comunicação, educação e psicologia – que busca, inicialmente, ampliar o debate sobre o impacto da mídia na constituição da sociedade contemporânea, perpassando temas como cultura da mídia, gênero, subjetividades, educação, violência e direitos humanos.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.