Para Luís Lamb, modelo de inovação da Feevale é exemplo para o Estado | Universidade Feevale

Para Luís Lamb, modelo de inovação da Feevale é exemplo para o Estado

03/05/2019 - Atualizado 11h12min
Visita secretário Estado

Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul visitou o Hub One nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 2 de maio, Luís da Cunha Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, fez uma visita à Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Acompanhado do secretário adjunto, Fernando Mattos, ele foi recepcionado pelo reitor da Instituição, Cleber Prodanov, e pela diretora de Inovação, Daiana de Leonço Monzon, pela manhã, na Reitoria, Câmpus II da Universidade. Este primeiro momento também contou com a presença de Alexandre Peteffi, da E271 Consultoria, e de Marcelo Sperb, diretor da Wirklich, empresa estabelecida no Feevale Techpark.
 
Em seguida, Lamb visitou o Hub One de Criatividade e Inovação, acompanhado por Prodanov, Daiana e pelo gestor do Feevale Techpark, Gustavo Piardi. O secretário ficou impressionado com o ambiente propício à inovação disponibilizado pela Instituição. Lamb explicou que a secretaria está em processo de elaboração de um projeto que envolva os parques tecnológicos. Assim, estão sendo feitas visitas aos ambientes de inovação do Estado para iniciar essas articulações em torno de um grande projeto para desenvolver a economia do Rio Grande do Sul.

Entre as ideias discutidas pela manhã, está a criação de um fundo de apoio para as empresas de inovação. Lamb também demonstrou interesse pela cooperação que a Feevale possui com as instituições de ensino da Finlândia e acenou para a possibilidade de articulação com o país nórdico por intermédio da Universidade. 

Para Lamb, a Feevale é um exemplo do que as universidades podem fazer para contribuir com o desenvolvimento baseado na inovação e no conhecimento, em parceria com empresários, empreendedores, poder público e sociedade, no conceito de quádrupla hélice. “É um modelo como esse que queremos levar para todo o Estado. Já a parceria com a Finlândia é uma referência, não somente pela sua base tecnológica, mas pela sua educação, que é uma das melhores e mais avançadas do mundo. Trazer essas experiências para nosso sistema ensino e de inovação é fundamental, e a Feevale está de parabéns por ter parceiros como este”, afirmou.

Conforme Prodanov, a visita da secretaria para conhecer a Instituição foi muito importante. “Conseguimos conversar sobre a criação de um fundo de apoio para inovação nas empresas, de possibilidades de expansão da experiência do Hub One e do parque tecnológico, e também iniciamos uma conversa de apoio a projetos de inovação que a Universidade desenvolve. É importante essa aproximação, até mesmo pelo interesse do Governo no nosso projeto com a Finlândia: o secretário nos solicitou que pudéssemos desenvolver um piloto de formação na área de Inteligência Artificial, junto à parceira finlandesa, para que possa ser disponibilizado, futuramente, a todo o Estado”, disse.
 
Pela tarde, Lamb, Mattos, Prodanov, Daiana e Piardi se reuniram, também no Hub One, com entidades de classe de Novo Hamburgo. Participaram representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV), do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e afins (Abrameq). A reunião teve o objetivo de aproximar as empresas dos projetos de inovação desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Veja fotos:

Feevale recebe secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais