Outubro Rosa: Força na Peruca coleta mechas de cabelo para doação e promove ações de combate ao câncer | Universidade Feevale

Outubro Rosa: Força na Peruca coleta mechas de cabelo para doação e promove ações de combate ao câncer

04/10/2018 - Atualizado 16h

No dia 8 de outubro, a Universidade Feevale realiza a 9ª edição do evento Força na Peruca, em parceria com a organização não governamental (ONG) Cabelaço. Durante esse dia, serão coletadas mechas de cabelos para confeccionar perucas para crianças e adolescentes com câncer, além de lenços que poderão ser doados. O material produzido será repassado para entidades de todo o Rio Grande do Sul. O evento acontece entre 12h e 20h, na Rua Coberta do Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Além da doação de mechas dia do evento, a Instituição conta com ponto de coleta permanente no Centro de Estética e Cosmética da Feevale, localizado na sala 401, 4º andar do prédio Branco. Para a confecção das perucas, as mechas precisam ter, no mínimo, 15 cm de comprimento. A organização do evento ressalta, ainda, que os cabelos devem estar limpos e secos, e que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. “É muito importante a adesão porque, para confeccionar uma única peruca, são necessários entre dez e quinze doadores. Por isso, quanto mais pessoas doarem cabelos, mais perucas fazemos e mais crianças serão beneficiadas”, frisou Kátia Smaniotto, coordenadora do curso de Estética e Cosmética, e uma das organizadoras do evento.


Atividades paralelas atentam para a saúde da mulher

Conhecida como Outubro Rosa, a campanha de conscientização tem como objetivo o alerta às mulheres e população em geral sobre a importância da prevenção contra o Câncer de Mama. Assim, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) estará presente no Força na Peruca, disponibilizando um ônibus onde haverá uma ação de coleta de prevenção ao câncer de colo de útero. No ato, serão distribuídas 30 fichas, que permitirão com que mulheres realizem, de forma gratuita, exames de Papanicolau. O atendimento contará com a mediação de alunos e professores do curso de Enfermagem da Feevale.

Entidades locais, como a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo e o Grupo Amigas de Mãos Dadas, também apoiarão o evento, com a promoção e divulgação de suas ações de conscientização de prevenção à doença. Além disso, os  diretórios acadêmicos (DAs) dos cursos de Estética e Cosmética, Enfermagem, Nutrição, Quiropraxia e Fisioterapia promoverão um quiz de conscientização de prevenção ao câncer.

  

Sobre o evento

O Força na Peruca é aberto à comunidade e acontece uma vez por semestre. Nesse dia, vários cabeleireiros que atuam na região participam do evento como voluntários. Os doadores ganham corte, finalização com escova e maquiagem e, além das doações de cabelos e mechas, o evento também coleta lenços e bonés. “A gente não tem noção do impacto do evento porque é muito subjetivo, mas sabemos que estar careca causa muito sofrimento para quem está com câncer. Às vezes, isso é mais impactante que o diagnóstico da doença, e a peruca traz um conforto nesse momento tão difícil”, conclui a professora Kátia.

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais