Outubro Rosa: Força na Peruca coleta mechas de cabelo para doação e promove ações de combate ao câncer | Universidade Feevale

Outubro Rosa: Força na Peruca coleta mechas de cabelo para doação e promove ações de combate ao câncer

04/10/2018 - Atualizado 16h

No dia 8 de outubro, a Universidade Feevale realiza a 9ª edição do evento Força na Peruca, em parceria com a organização não governamental (ONG) Cabelaço. Durante esse dia, serão coletadas mechas de cabelos para confeccionar perucas para crianças e adolescentes com câncer, além de lenços que poderão ser doados. O material produzido será repassado para entidades de todo o Rio Grande do Sul. O evento acontece entre 12h e 20h, na Rua Coberta do Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Além da doação de mechas dia do evento, a Instituição conta com ponto de coleta permanente no Centro de Estética e Cosmética da Feevale, localizado na sala 401, 4º andar do prédio Branco. Para a confecção das perucas, as mechas precisam ter, no mínimo, 15 cm de comprimento. A organização do evento ressalta, ainda, que os cabelos devem estar limpos e secos, e que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. “É muito importante a adesão porque, para confeccionar uma única peruca, são necessários entre dez e quinze doadores. Por isso, quanto mais pessoas doarem cabelos, mais perucas fazemos e mais crianças serão beneficiadas”, frisou Kátia Smaniotto, coordenadora do curso de Estética e Cosmética, e uma das organizadoras do evento.


Atividades paralelas atentam para a saúde da mulher

Conhecida como Outubro Rosa, a campanha de conscientização tem como objetivo o alerta às mulheres e população em geral sobre a importância da prevenção contra o Câncer de Mama. Assim, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) estará presente no Força na Peruca, disponibilizando um ônibus onde haverá uma ação de coleta de prevenção ao câncer de colo de útero. No ato, serão distribuídas 30 fichas, que permitirão com que mulheres realizem, de forma gratuita, exames de Papanicolau. O atendimento contará com a mediação de alunos e professores do curso de Enfermagem da Feevale.

Entidades locais, como a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo e o Grupo Amigas de Mãos Dadas, também apoiarão o evento, com a promoção e divulgação de suas ações de conscientização de prevenção à doença. Além disso, os  diretórios acadêmicos (DAs) dos cursos de Estética e Cosmética, Enfermagem, Nutrição, Quiropraxia e Fisioterapia promoverão um quiz de conscientização de prevenção ao câncer.

  

Sobre o evento

O Força na Peruca é aberto à comunidade e acontece uma vez por semestre. Nesse dia, vários cabeleireiros que atuam na região participam do evento como voluntários. Os doadores ganham corte, finalização com escova e maquiagem e, além das doações de cabelos e mechas, o evento também coleta lenços e bonés. “A gente não tem noção do impacto do evento porque é muito subjetivo, mas sabemos que estar careca causa muito sofrimento para quem está com câncer. Às vezes, isso é mais impactante que o diagnóstico da doença, e a peruca traz um conforto nesse momento tão difícil”, conclui a professora Kátia.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.