Obras do Hospital Veterinário Feevale terão início em março | Universidade Feevale

Obras do Hospital Veterinário Feevale terão início em março

19/02/2020 - Atualizado 08h50min

Investimento no espaço, que será construído em Campo Bom, é estimado em R$ 15 milhões

hospital veterinário

Terão início em março, no município de Campo Bom, as obras do Hospital Veterinário Feevale. O espaço será construído em um lote de 7.544,44m², doado pela Prefeitura Municipal de Campo Bom e localizado na Alameda da Inovação, no Câmpus III da Universidade Feevale. O Hospital será destinado às aulas práticas de Medicina Veterinária, curso que foi implantado na Instituição em agosto de 2018. A conclusão das obras, incluindo a instalação de móveis e equipamentos, está prevista para agosto deste ano.

Com um investimento estimado em R$ 15 milhões, o espaço terá uma área construída de cerca de 4.200m². O projeto segue as normativas do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Vigilância Sanitária Estadual.

Além de ser uma estrutura indispensável à formação de nossos alunos e um novo polo de serviços de referência para os animais na região do Vale do Sinos, o Hospital será um espaço para investigação científica e inovação em saúde animal e humana”, afirma o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fernando Spilki.

A obra será composta por duas edificações, com espaços para atividades práticas do curso e atendimentos hospitalares aos animais. O Bloco 1 terá dois pavimentos, voltados para a recepção dos clientes/tutores dos animais, administração do hospital, atendimento dos animais de pequeno porte, salas de aula e laboratórios. O Bloco 2, também com dois pavimentos, será voltado para o atendimento de animais de grande porte. O subsolo será utilizado como área técnica da edificação e para as atividades de apoio ao funcionamento do hospital.

No prédio haverá salas de atendimento, ala cirúrgica com blocos para pequenos e grandes animais, ala de internação de pequenos e grandes animais, diagnóstico por imagem, setores de recepção e triagem, descarte de materiais, farmácia veterinária hospitalar, ala de oncologia e fisioterapia e setor de preparo de rações, além de uma área de campo para manejo de grandes animais. Ainda estão previstos espaços de convivência e descanso para os acadêmicos e professores, como cafeteria, dormitório para os alunos residentes, sala de estudo e jardim.

A exemplo do que ocorreu no Hub One, unidade de Novo Hamburgo do Feevale Techpark, parte do prédio receberá grafite, a partir de um conceito que será repassado a artistas interessados em apresentar uma proposta criativa para o espaço. O projeto, que foi desenvolvido pela arquiteta Karen Kussler e equipe do Núcleo de Arquitetura da Feevale, além da empresa Technique Engenharia, abarca conceitos sustentáveis, com a utilização de energias renováveis, como placas solares para aquecimento da água e geração de energia e reaproveitamento da água da chuva, por exemplo. A comunidade de baixa renda será beneficiada com exames laboratoriais e atendimentos a animais de pequeno, médio e grande porte.

hospital veterinário 2

Expansão da Universidade Feevale

O reitor Cleber Prodanov, destaca que o Hospital Veterinário Feevale fortalecerá o Câmpus III e contribuirá para o desenvolvimento do Feevale Techpark, pois o espaço, por estar incorporado tanto ao parque tecnológico quanto ao câmpus, poderá dialogar com as empresas da área da saúde ali instaladas.

A expansão da Universidade é muito qualificada e dirigida para algumas áreas, especialmente as tecnológicas e as relacionadas à Medicina Veterinária e à Engenharia Biomédica, que vão crescer imediatamente dentro do Câmpus III, juntamente com o Hospital” – afirma – “A Medicina Veterinária e o Hospital consolidam a forte atuação da Feevale na área da saúde, seja humana ou animal, criando espaços altamente qualificados e também trabalhando na diversificação, inclusive com possibilidades de crescimento regional”.

O presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, diz estar orgulhoso em dar início às obras desse projeto, que começou na gestão anterior da entidade, liderada pelo então presidente Luiz Ricardo Bohrer.

A Aspeur/Feevale é uma instituição precursora em diversos cursos na região. Esse pioneirismo toma forma, mais uma vez, com a construção do Hospital Veterinário Feevale no Câmpus III, em Campo Bom, junto ao Feevale Techpark”, comenta.

Roberto Cardoso ressalta que, além do polo de ensino, o Hospital oferecerá à classe profissional da região e arredores um suporte qualificado para suprimento das dificuldades em atendimentos com maior complexidade.

Com mais essa conquista, a Aspeur/Feevale novamente coloca em prática a sua vocação empreendedora e comunitária, pois o Hospital beneficiará não só a comunidade de Campo Bom, mas de todo o Vale do Sinos, Vale do Paranhana e Serra, além de outras regiões”, frisa.

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, lembra que o Hospital Veterinário Feevale será um espaço para a formação e qualificação de profissionais de Medicina Veterinária, aperfeiçoando ainda as políticas públicas voltadas ao cuidado de animais de Campo Bom e da região.

Teremos à disposição um espaço de excelência para fomentar a qualificação de profissionais, o que abrirá oportunidades de trabalho na cidade. É um orgulho para nosso município ser parceiro deste grande empreendimento, que será um marco para o ensino e desenvolvimento econômico da região”, salienta o prefeito.

Espaços no Hospital

  • Laboratório de Bioquímica e Hematologia
  • Laboratório de Microbiologia
  • Laboratório de Bromatologia e Inspeção de Alimentos
  • Laboratório de Reprodução Animal
  • Laboratório de Patologia
  • Biotério
  • Serviço de Diagnóstico por Imagem
  • Salas de Atendimento
  • Salas Cirúrgicas para Grandes e Pequenos Animais
  • Internação de Grandes e Pequenos Animais
  • Oncoterapia
  • Reabilitação Animal
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.