Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação Vale do Sinos é lançado | Universidade Feevale

Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação Vale do Sinos é lançado

Projeto atenderá gratuitamente empresas da região a fim de desenvolver a cultura da inovação

A Universidade Feevale e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento (AGDI) lançaram, nesta terça-feira, dia 29 de outubro, o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) Corede Vale do Sinos. O evento aconteceu no Auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Feevale. Estiveram presentes, no fórum de lançamento, o reitor da Universidade Feevale e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), Ramon Fernando da Cunha; o secretário de Estado de Estado da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov; o presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin; o diretor adjunto da AGDI, Natanael Mücke; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Feevale, Gladis Luisa Batista; e a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Feevale, Maria Cristina Bohnenberger, além de outras autoridades e empresários da região.

Durante o evento, foi apresentado o Nepi Vale do Sinos e seus objetivos junto às empresas da região. Foi, ainda, realizada a assinatura do convênio com uma das empresas que serão atendidas. O Nepi, que buscará fomentar o desenvolvimento das empresas gaúchas por meio da eficiência produtiva e da cultura da inovação, é realizado pela AGDI, tendo a Feevale como responsável na região. O público-alvo são as indústrias, preferencialmente de pequeno e médio porte, participantes de APLs – Arranjos Produtivos Locais – e/ou de setores priorizados pelo Sistema de Desenvolvimento do Estado, pelas comunidades regionais e pelos planos de desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). O objetivo será atender 100 empresas, que serão assessoradas durante um ano. 

No lançamento, o reitor Ramon Fernando da Cunha salientou a vocação das universidades comunitárias, parceiras da AGDI nesse e em outros núcleos do projeto, para o desenvolvimento de suas regiões. “Entendemos que esses programas, além de qualificar as indústrias e empresas, aumentam a competitividade, e isso é estar preparado para o mercado globalizado”, disse. Para o secretário Cleber Prodanov, o projeto evidencia a convergência com os Polos de Inovação e os APLs, sempre com o objetivo de qualificar a região. “Temos evidente a força do futuro desta região, e esse desenvolvimento passa por programas como esse”, afirmou.

Para o presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin, o Nepi é mais um instrumento que está em consonância com a política de desenvolvimento industrial do RS. “Esta parceria com a Feevale é o início de uma nova jornada. Que a Feevale, por sua tradição no empreendedorismo e inovação, seja referência nesse programa e que possamos dar continuidade ao desenvolvimento da região”, projetou. Após as falas, Giovana Pujol, coordenadora técnica do Nepi Vale do Sinos, apresentou a metodologia do projeto e a equipe de extensionistas. Confira abaixo como funcionará o Nepi:

 Benefícios para as empresas:
- Acesso a novos conhecimentos e absorção da cultura da inovação;
- Ganhos de qualidade e produtividade;
- Geração de desenvolvimento permanente;
- Oferta de linhas para apresentação de projetos vinculados à necessidade de expansão.
 
Como funcionará:
- Inicialmente, será feito um diagnóstico sobre a organização estrutural da empresa;
- Serão atribuídas pontuações em diversos quesitos, como suprimentos, infraestrutura, marketing e vendas, operações e produção mais limpa;
- As empresas serão classificadas em dois grupos: as que tiverem pontuação inferior a 70 serão direcionadas à etapa inicial do projeto, na qual se trabalhará a gestão da empresa, buscando estruturar os processos administrativos; já as que obtiverem pontuação acima de 70, serão assessoradas no sentido de aperfeiçoar o processo produtivo, buscando a máxima eficiência e eficácia;
- A cultura da inovação será trabalhada fortemente, estimulando os empresários e seus gestores a buscarem continuadamente novas tecnologias, pesquisas, desenvolvimento de novos produtos, entre outras ações a serem definidas de acordo com a realidade de cada empresa.
 
Inscrições
O projeto já teve a adesão de 51 empresas, e ainda está recebendo inscrições, que podem ser realizadas pelo e-mail convenioagdi@feevale.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 8663.

Sobre o Corede Vale do Sinos
O projeto abrange 12 cidades do Corede Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. De acordo com informações da RAIS/MTE, de 2011, o Corede Vale do Sinos possui 32.367 empresas. Dessas, 98,5% são de micro e pequeno porte e 22,3% pertencem à indústria. O setor calçadista representa 24,15% da indústria, podendo, ainda, serem citados, como mercados mais expressivos da região: metalmecânico, comunicação, borracha, couros e peles, químico, vestuário, alimentos e bebidas, papel e gráfico, e madeira e móveis.

29/10/2013 - Atualizado 14h20min

Confira as fotos

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.