Universidade Feevale também vai participar com diversas ações

O Museu Nacional do Calçado (MNC) e a Universidade Feevale estarão presentes na Zero+, feira voltada aos setores de calçados e acessários, que acontecerá de 17 a 19 de novembro, na Fenac, em Novo Hamburgo. O evento tem como objetivo fomentar oportunidades de negócios e networking entre profissionais da área.
Em um espaço de 100 metros quadrados, o MNC apresentará a exposição Legado e memórias. Ontem, hoje, amanhã. A mostra destaca a trajetória dos imigrantes que transformaram o antigo Hamburger Berg na atual Capital Nacional do Calçado. “Trazendo na bagagem sua história, conhecimento e a coragem para construir um novo lar, o imigrante transformou o Hamburger Berg em uma Novo Hamburgo que hoje é a Capital Nacional do Calçado”, explica a diretora do Museu, Ida Helena Thön. “Das formas de madeira, do pé-de-moleque e do couro, as criações levaram o produto aqui fabricado para o mundo, e é com o calçado que percorremos nosso caminho”, complementa.
Entre os destaques da exposição estão calçados históricos, como modelos de exportação e peças produzidas nos anos 1960 por empresas do Vale do Sinos. O público também poderá apreciar vestidos inspirados em clássicos do cinema, como My Fair Lady, E o Vento Levou, A Dama das Camélias e A Rainha da Escócia. As peças foram criadas por estudantes do curso de Moda da Feevale, que reinterpretaram figurinos icônicos das produções cinematográficas.
Além disso, serão expostos objetos históricos ligados à produção calçadista, como um pé-de-moleque — ferramenta usada na montagem de sapatos — e a chave da fábrica de Pedro Adams Filho, um dos pioneiros do setor coureiro-calçadista no Rio Grande do Sul. O público também poderá conferir fôlderes da primeira edição da Fenac e um calçado de Ruy Chaves, premiado naquele evento. Ida destaca que a participação da Feevale na Zero+ ainda incluirá outras iniciativas, como ações do curso de Design e do Vestibular Feevale, ampliando a presença da Instituição na feira.