Museu Nacional do Calçado expõe peças do acervo em Caxias do Sul | Universidade Feevale

Museu Nacional do Calçado expõe peças do acervo em Caxias do Sul

18/02/2026 - Atualizado 17h43min

Legados e Memórias mostra a evolução da moda e do calçado desde a primeira edição da Festa da Uva

uva Foto: Jairo Strassburger

O Museu Nacional do Calçado, que tem sede no Câmpus I da Universidade Feevale, está expondo algumas peças de seu acervo em uma das lojas participantes do concurso Tirando o Pó – A Memória da História. Promovida pelo Sindilojas Caxias, em parceria com a 35ª Festa Nacional da Uva, a ação tem como objetivo estimular que estabelecimentos de comércio, serviço ou indústria com sede em Caxias do Sul decorem um espaço do seu ambiente de trabalho inspirados no tema de 2026 da festa: fruto de um sonho imigrante.

O convite para a participação do Museu foi feito pelo presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, ao reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa. O concurso é uma oportunidade de o comércio se conectar com a história da cidade e transformar isso em experiência para o cliente. “Uma vitrine ambientada chama a atenção, gera curiosidade e valoriza ainda mais o comércio local. Quando o comércio se envolve com a Festa da Uva, ele passa a fazer parte da vivência de quem circula pela cidade. Isso fortalece a imagem de Caxias do Sul e causa um impacto real na forma como o visitante percebe a cidade e o nosso comércio”, afirma Boff.

A iniciativa busca valorizar acervos históricos, contribuindo para enriquecer a experiência turística oferecida aos visitantes, estimulando a valorização da memória local e o fortalecimento do produto turístico oferecido aos visitantes durante o período da Festa da Uva, que acontece de 19 de fevereiro a 8 de março. A avaliação ocorrerá em duas etapas, com análise inicial do material enviado e posterior visita aos locais. Serão selecionadas cinco vitrines ou recantos de cada uma das categorias: Comércio, Indústria e Serviços. Os prêmios são cortesias para acesso ao Parque de Eventos durante da Festa da Uva.


Legados e memórias

O Museu Nacional do Calçado está expondo, na Sapataria Caxiense (Rua Sinimbu, 1932, Centro, Caxias do Sul), alguns calçados e peças que mostram a evolução da moda e do calçado nas últimas nove décadas. A mostra Legados e Memórias retrata desde a primeira edição da Festa da Uva, em 1931, que marcou o início de uma tradição que se tornou símbolo da identidade de Caxias do Sul.

A partir dessa data, o Museu convida os visitantes a percorrerem as décadas e observarem como o tempo também deixou suas marcas na moda e no modo de viver. “Cada passo conta uma história. Cada década revela desejos, comportamentos e transformações. Assim como a Festa da Uva atravessa gerações, o calçado também acompanha e registra essa caminhada. Permita-se olhar de perto e reconhecer, em cada detalhe, fragmentos da nossa própria história”, destaca a diretora do MNC, Ida Helena Thön.


Sobre a Festa da Uva

A 35ª edição da Festa Nacional da Uva ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março, em Caxias do Sul, celebrando a cultura, a gastronomia e as tradições da imigração italiana e das demais etnias que formaram o município. O tema desta edição é “Fruto de um sonho imigrante”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando, ainda, os 135 anos de emancipação de Caxias do Sul e os 95 anos da própria Festa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Feevale é a instância final de atendimento, atuando com ética e imparcialidade. Registre sua manifestação clicando aqui.