Mestrado em Virologia abre inscrições nesta quarta-feira, 30 | Universidade Feevale

Mestrado em Virologia abre inscrições nesta quarta-feira, 30

29/11/2016 - Atualizado 14h29min
Aulas se iniciarão no primeiro semestre de 2017, no Câmpus II da Universidade Feevale

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou mais um mestrado na Universidade Feevale. A Instituição iniciará, a partir de 25 de fevereiro de 2017, o mestrado acadêmico em Virologia, vinculado à área de Medicina Veterinária da Capes. As inscrições para o processo seletivo abrem nesta quarta-feira, 30 de novembro, e seguem até 30 de dezembro, pelo site www.feevale.br/virologia

A documentação poderá ser entregue no setor de Atendimento Feevale do Câmpus II, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min e, aos sábados, das 8h às 12h, ou no setor de Atendimento Feevale do Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min, até o dia 30 de dezembro. Ela também poderá ser enviada pelo correio, com data limite de 26 de dezembro para postagem, no endereço: Universidade Feevale - Setor de Registro Acadêmico CII – Prédio Lilás – Térreo; Rodovia ERS-239, nº 2755, Bairro Vila, Nova, Novo Hamburgo, RS; CEP 93525-075.

Já a seleção acontecerá por meio de três etapas, a partir de 4 de janeiro: análise da documentação, prova teórica e entrevista individual. A divulgação do resultado final acontecerá dia 11 de janeiro, após as 18h, na página do curso. Outras informações, como investimento, possibilidades de financiamento, edital, corpo docente e estrutura curricular, por exemplo, podem ser obtidas no site www.feevale.br/virologia.

Sobre o Mestrado Acadêmico em Virologia

O objetivo do curso, coordenado pelo professor Fernando Spilki, será formar profissionais altamente qualificados, os quais atuarão na produção de conhecimentos na área de Virologia que contribuam para a inovação tecnológica, para o desenvolvimento do país e para a qualificação dos serviços de saúde. De acordo com o pesquisador, há poucos cursos como esse no Brasil, focados especificamente na Virologia em seu sentido mais amplo. “O mestrado atenderá a uma demanda importante da sociedade, dada a quantidade de viroses emergentes que vêm ocorrendo em animais e humanos no Brasil”, explica Spilki. Já para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Feevale, João Sganderla Figueiredo, a aprovação de mais um mestrado representa o esforço de uma instituição que se preocupa com a formação integral de seus acadêmicos. “Contamos, agora, com 11 cursos entre mestrados e doutorados, sete deles aprovados nos últimos cinco anos”, comemora.

Voltado para graduados em Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Medicina, Odontologia e áreas afins, os projetos desenvolvidos no curso abrangerão estudos desde aspectos básicos da biologia de vírus até o desenvolvimento de ferramentas diagnósticas e de métodos de prevenção (imunobiológicos) e terapêutica de doenças virais (antivirais) em animais e seres humanos. “Será abordada, ainda, a área de Virologia Ambiental, em que o grupo de pesquisadores da Feevale já vem atuando nos últimos anos”, afirma Spilki, que é doutor em Genética e Biologia Molecular.

Pesquisas

Conforme o professor Spilki, o fio condutor das pesquisas será o conceito de Saúde Única, ou seja, a estreita relação entre vírus que infectam animais e seres humanos, outros seres vivos e sua disseminação e impacto nos ecossistemas. Com área de concentração em Virologia, serão duas as linhas de pesquisa: Diagnóstico em Virologia, que visa determinar a presença e o impacto de vírus em amostras biológicas e ambientais, por meio do uso e do desenvolvimento de metodologias clássicas e avançadas de diagnóstico viral; e Desenvolvimento em Virologia, voltada para a solução de problemas emergentes e para a inovação na busca de novas alternativas terapêuticas e imunobiológicos para o combate de infecções virais em animais e humanos, bem como para a desinfecção e o bloqueio da disseminação de vírus no ambiente.

Infraestrutura

Os laboratórios da Universidade Feevale contam com equipamentos de ponta, os quais dão suporte aos professores e acadêmicos em suas atividades de pesquisa e experimentos. Entre os espaços, estão laboratórios como os de Microbiologia Molecular, Citotoxicidade, Genética e Biologia Molecular, Tecnologias Avançadas em Biotecnologia, Biotério e Laboratório Escola de Biomedicina, por exemplo.
 
Mais informações
(51) 3586-8822

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.