Longa Grupo de Bagé ganha sessão especial na Feevale | Universidade Feevale

Longa Grupo de Bagé ganha sessão especial na Feevale

A exibição acontecerá na próxima quarta-feira, dia 2 de maio

 A Anti Filmes e a Boulevard Filmes, em coprodução com o Canal Curta, apresentam o longa-metragem Grupo de Bagé, de Zeca Brito. O documentário narra a história e o legado do Grupo de Bagé, movimento artístico surgido nos anos 1940, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. O longa ganha sessão gratuita em Novo Hamburgo na próxima quarta-feira, dia 2 de maio, às 19h30min, no Salão de Atos do Câmpus I da Universidade Feevale. A produção do filme é assinada pelo diretor, Letícia Friedrich, Frederico Ruas e Lourenço Sant'Anna.

"A ideia de fazer um filme sobre o movimento artístico é algo que me acompanha há muito tempo. Nasci em Bagé e minha iniciação em artes foi através da gravura. Um filme sobre esses heróis é uma maneira de agradecer pelo caminho que eles abriram para muitos artistas", acredita Zeca Brito. Para o cineasta, o Grupo de Bagé fez da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. Um dos temas de destaque do documentário é a apropriação do trabalho do grupo pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília.

 

Sobre o diretor

Radicado em Porto Alegre e natural de Bagé, Zeca Brito roteirizou e dirigiu diversos curtas-metragens, com destaque para Aos Pés e O Sabiá. Estreou em longa-metragem em 2011 com o drama O Guri; em 2015, lançou o documentário Glauco do Brasil (39ª Mostra SP); e, em 2016, a comédia Em 97 Era Assim (Melhor Filme do 2º The Best Film Fest/Seattle – EUA). Em 2017, estreou o documentário A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro no 19º Festival do Rio. Atualmente, promove o documentário de longa-metragemGrupo de Bagé, enquanto finaliza o drama histórico Legalidade, com previsão de lançamento para este ano ainda.


 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.