Lançada a pedra fundamental do Hospital Veterinário Feevale | Universidade Feevale

Lançada a pedra fundamental do Hospital Veterinário Feevale

16/12/2020 - Atualizado 11h37min

Obras serão concluídas no início do próximo semestre letivo

hovet

Para marcar o início das obras do Hospital Veterinário Feevale no Câmpus III da Universidade Feevale, em Campo Bom, foi lançada na manhã desta quarta-feira, 16, a pedra fundamental do novo espaço, que vai abrigar as atividades práticas do curso de Medicina Veterinária. Em função da pandemia de Covid-19, o que era para ser uma cerimônia com a presença de convidados acabou se restringindo a apenas um registro, para simbolizar o começo efetivo da construção.

Estiveram presentes o presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, Roberto Cardoso; o reitor Cleber Prodanov; o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi; o diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Cesar Teixeira; e o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fernando Spilki. “Esse é apenas um ato simbólico, pois estamos evitando aglomerações e seguindo todos os protocolos de segurança”, explica Roberto Cardoso.

O presidente da Aspeur destaca que o Hospital deverá ser um dos mais modernos do Rio Grande do Sul na área de Medicina Veterinária. “A iniciativa é ousada, pois tem a proposta de construir um mundo melhor por meio do desenvolvimento científico e tecnológico, sendo um importante campo para a prática de ensino, pesquisa e extensão, com respeito ao bem-estar animal”, afirma. Cardoso diz, ainda, que a entidade pretende realizar uma cerimônia oficial de inauguração, de acordo com a magnitude da obra. “É claro que se já tivermos superado essa pandemia até lá”, justifica.

Para o reitor Cleber Prodanov, essa obra é muito importante, pois vai qualificar ainda mais a formação dos alunos, que terão à disposição um hospital e não apenas um ambulatório ou consultório. “Também é relevante para a região, pois serão oferecidos serviços à população e às municipalidades em diversas áreas da sanidade”, ressalta. Ele lembra que o ambiente não será apenas de atendimento, pois estará voltado, ainda, à produção de novos alimentos, vacinas e fármacos ligados à saúde animal.

Será um hospital atualizado, moderno e tecnológico, que também servirá para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, insumos e parcerias”, enfatiza.

Segundo o prefeito Luciano Orsi, é uma alegria para Campo Bom ver o hospital veterinário se tornar realidade, agregando à estrutura do curso de Medicina Veterinária que foi instalada no município.

Além de somar aos serviços já realizados pelo nosso Centro Municipal de Recuperação e Bem-Estar Animal (Cempra), o hospital poderá atender demandas de animais de pequeno, médio e grande porte, trazendo vários procedimentos para a nossa cidade. Teremos à disposição um hospital de primeiro mundo, que vai beneficiar a comunidade campo-bonense”, observa o prefeito.

obra

obra


Sobre o Hospital
O Hospital Veterinário Feevale será erguido em um lote de 7.544,44 m², doado pela Prefeitura Municipal de Campo Bom e localizado na Alameda da Inovação, no Câmpus III da Universidade. Já foi realizada a terraplanagem da área e a etapa que inclui a colocação de vigas, fundações e contenções está em fase de conclusão. “Estamos muito animados com o andamento das obras e a possibilidade de termos o Hospital disponível já no início do próximo semestre. Com essa estrutura estarão garantidas as práticas indispensáveis à formação dos estudantes e também os serviços à comunidade”, diz o professor Fernando Spilki, coordenador do curso de Medicina Veterinária.

A obra será composta por duas edificações, com área total construída de 4.117,35 m². O Bloco 1, com 2.605,28 m², terá dois pavimentos, destinados ao atendimento de animais de pequeno porte. Ainda contará com salas de aula e laboratórios específicos do curso. O Bloco 2, com área de 1.512,07 m², também terá dois pavimentos e será voltado ao atendimento de animais de grande porte. Ainda estão previstos espaços ao ar livre, área de convivência, cafeteria e dormitório.

Haverá ambientes para atividades práticas do curso e atendimentos hospitalares, como consultórios, laboratórios, ala de internação, recepção, triagem, bloco cirúrgico, ala de oncologia e fisioterapia, entre outros. A comunidade local será beneficiada por meio de exames laboratoriais e atendimentos a animais de pequeno, médio e grande porte.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.