Laboratório de Microbiologia Molecular ultrapassa os 30 mil testes de detecção da Covid-19 | Universidade Feevale

Laboratório de Microbiologia Molecular ultrapassa os 30 mil testes de detecção da Covid-19

23/11/2020 - Atualizado 11h03min

analises covid

Média de casos positivos está em 25%, mas nos últimos dias o número subiu para mais de 40%

A Aspeur/Feevale realizou, em seu Laboratório de Microbiologia Molecular, até o dia 20 de novembro, um total de 30.421 exames de diagnóstico da Covid-19. As primeiras amostras foram analisadas em 29 de março. O Laboratório é o terceiro que mais libera laudos no Estado do Rio Grande do Sul, ficando atrás, apenas, do Laboratório Central (Lacen) e de uma universidade federal.

Hoje, a Feevale recebe amostras de 40 municípios conveniados, em sua maioria dos vales do Sinos e do Caí. O material – secreção respiratória dos pacientes com suspeita de estarem infectados – é coletado nos espaços de saúde dessas cidades e encaminhado à Universidade. Além disso, a Instituição realiza testes para as empresas, já tendo atendido, até o momento, mais de 250. Os exames, tanto para os municípios como para as organizações, ficam prontos de 24h a 48h a partir do recebimento dos materiais.

Percentual de amostras positivas

Dos 30.421 testes realizados até agora, 8.146 foram positivos, o que representa uma média de 25% de pacientes diagnosticados com Covid-19. No entanto, apenas na última semana, o total de casos positivos subiu para 42% – de um total de 847 amostras analisadas de 15 a 20 de novembro, 358 foram confirmadas com o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.

Conforme o professor do mestrado em Virologia, Fernando Spilki, a oportunidade de realizar os diagnósticos, que envolve um grupo grande de professores, técnicos e, principalmente, estudantes, tem sido importante em diferentes níveis.

Primeiro, por aprofundar nossas relações com a comunidade. Depois, porque tem nos permitido estudar de maneira aprofundada essa doença e, mais que tudo, estarmos formando, aqui, uma geração de profissionais que poderá ser de enorme valor para o enfrentamento de novos desafios em saúde púbica”, declara Spilki.

A coordenadora do mestrado em Virologia, Juliane Deise Fleck, lembra, desde que foram criados, o grupo de pesquisa em Virologia e o mestrado têm feito esforços para responder a problemas da sociedade gaúcha, e que o enfrentamento à pandemia de Covid-19, pelos docentes e discentes, não se restringe à análise das mais de 30 mil amostras clínicas.

As ações incluem, ainda, o sequenciamento de amostras positivas, permitindo a identificação das variantes virais circulantes no Rio Grande do Sul, a investigação de infecções eventuais em animais, e o desenvolvimento de antivirais, soros hiperimunes e vacinas”, explica Juliane.

O grupo participa, também, de pesquisas e discussões nacionais e internacionais sobre o tema, contando com o apoio da RedeVírus – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e MCTI, Corona-ômica BR – MCTI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e European Comission.

Saiba mais

O Laboratório realiza exames de diagnóstico da Covid-19 para municípios e empresas. Para obter o serviço, as prefeituras e empresas devem entrar em contato com a Diretoria de Inovação, por meio do e-mail tecnologico@feevale.br ou pelos telefones (51) 3597-5802 e (51) 98295-0945.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.