
Convidados foram recepcionados na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo
O salão social da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo lotou na noite de sexta-feira passada, 28, quando sediou o jantar comemorativo aos 50 anos de história e inovação da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) e da Universidade Feevale. Na entrada, os convidados foram recepcionados pelo reitor Cleber Prodanov, pelo presidente da Aspeur, Roberto Cardoso, e pelo ex-presidente da entidade e integrante da comissão organizadora das atividades alusivas à data, Francisco Stürmer.
O mestre de cerimônias André Haar, que fez graduação e mestrado pela Universidade Feevale, contou um pouco da história da Universidade e de sua mantenedora, a Aspeur, desde a sua fundação até hoje, quando a Instituição se destaca no cenário regional, nacional e internacional. Na sequência, passou a palavra para o presidente da Aspeur, Roberto Cardoso, que deu as boas-vindas aos convidados.
Em seguida, Pertii Puusaari, Heidi Ahokallio-Leppälä e Rui Filipe Pinto Pedrosa, representantes de dois importantes parceiros internacionais, a Häme University of Applied Science (Hamk), da Finlândia, e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, falaram sobre a relação de suas instituições com a Feevale. Também se pronunciaram o deputado federal Júlio Redecker; o deputado estadual Issur Koch; o senador Lasier Martins; o secretário estadual de Educação, Luís Lamb; a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; e o reitor Cleber Prodanov.
Um momento marcante foi quando ex-presidentes da Aspeur foram chamados para um registro fotográfico ao lado do presidente Roberto Cardoso: Heinz Drews (1979 a 1981), Alex Jung (1981 a 1985), Glauco Engel (1985 a 1987), Renato Kunst (1989 a 1991), Paulo Kopschina (1991 a 1993), Francisco Stürmer (1995 a 2005), Argemi Machado de Oliveira (2005 a 2013) e Luiz Ricardo Bohrer (2013 a 2018).
Antecipando o jantar, foi servido espumante e feito um brinde em comemoração ao aniversário da Aspeur/Feevale. Os convidados também aproveitaram para apreciar, durante o evento, a exposição Fotografia e Memória – 50 anos de Aspeur/Feevale. Ao final da cerimônia, foi entregue aos convidados o livro Aspeur/Feevale: 50 anos de uma trajetória comunitária, de autoria das professoras Claudia Schemes e Cristina Ennes.
O que eles disseram:
Reafirmamos nosso compromisso com a inovação, o empreendedorismo e a excelência e, a partir da experiência, das conquistas e dos aprendizados das últimas cinco décadas, queremos avançar na promoção do crescimento, por meio do conhecimento, visando à construção de um futuro próspero e pleno de realizações. Transcorridos 50 anos, podemos dizer, com muito orgulho, que a Universidade Feevale é reconhecida como uma instituição comunitária, regional e inovadora. Sentimos, neste momento, a mesma emoção daqueles que, em 1969, deram os primeiros passos para o surgimento do ensino superior em Novo Hamburgo.
Roberto Cardoso, presidente da Aspeur
Saúdo a todos os conselheiros da mantenedora, os atuais e aos fundadores que, lá atrás, pensaram em uma instituição que fosse inovadora e, ao mesmo tempo, deixasse sua marca nas raízes das nossas comunidades. É importante falar do passado; quem não conhece, não fala, não relembra, não tem futuro. Quero deixar uma mensagem de agradecimento a esse passado glorioso, mas também olhar para frente. Talvez o futuro não seja matéria, talvez o futuro não sejam obras físicas, mas seja o espírito que a gente possa deixar para as próximas gerações; o espírito inovador, empreendedor, inquieto, de transformação da sociedade. Essa é a herança que a Feevale vai deixar para o futuro. E vamos em frente, construindo uma universidade do século XXI para pessoas do século XXI.
Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale
São 50 anos de história e de orgulho para o município de Novo Hamburgo. 50 anos de uma iniciativa comunitária. Foi assim que nasceu a nossa querida Feevale. Durante todo esse período, a Instituição produz algo que certamente é o mais importante para a cidade, para a região e para a nação: conhecimento. E isso é o que tanto precisamos no nosso País. Fico contente em dizer que colocamos a tríplice hélice para rodar e hoje ela está trazendo bons ventos para Novo Hamburgo: iniciativa privada, poder público e universidade trabalhando juntos para um futuro melhor. Vida longa à Feevale.
Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo
Tudo aquilo que foi construído pela Feevale mostra que a Universidade vence fronteiras, aponta sempre para o futuro. Até mesmo na comemoração, ao trazer os parceiros internacionais, mostra a visão que a Instituição tem nesse contexto histórico do conhecimento global e da sua importância. A riqueza, hoje, é a capacidade de transformar conhecimento em valor, em inovação. Nesse sentido, a Feevale lidera o processo de inovação na região e é um exemplo para todo o Estado do Rio Grande do Sul. Nessa belíssima história, esperamos que siga enxergando novos horizonte de inovação, ainda mais no século 21 que, sem dúvida, é o século da transformação.
Luís Lamb, secretário estadual de Educação
Essa comemoração de 50 anos de uma universidade tão destacada no Rio Grande do Sul e no Brasil é uma grande alegria. A Universidade da inovação, a Feevale, que hoje abrange todas as áreas e níveis do ensino, intercâmbios e parcerias internacionais, nos enche de orgulho. Nós vivemos a época das inovações e das novas tecnologias, então é um orgulho pertencer a essa universidade a qual nós, gaúchos, ficamos admirando o tempo todo e agora festejamos os seus 50 anos.
Lasier Martins, senador
É muito fácil ser hamburguense, ser da região, e ter uma boa relação com a Feevale. Primeiro, de respeito, de conhecimento, de agradecimento. Temos uma região que desenvolve ciência, desenvolve tecnologia, tem conhecimento, e podem ter certeza que devemos tudo isso à Feevale. O fato de ter a presenta física e imponente da Universidade faz com que os jovens tenham esse sonho e vejam ali a possibilidade de crescimento, algo que antes estava distante. Acredito que o país que queremos, o Estado que queremos, começa na sala de aula e, graças à sala de aula da Feevale, podemos nos orgulhar do nosso Vale e da quantidade de conhecimento e inovação que é gerado aqui.
Issur Koch, deputado estadual
Os 50 anos da Feevale nos enchem de orgulho, fazem com que a gente possa não apenas comemorar, mas bater no peito e dizer do orgulho que temos das pessoas que construíram e fizeram diferente durante os 50 anos, para que as pessoas saíssem da Universidade melhores e pudessem contribuir melhor para a sociedade, com o conhecimento adquirido na Instituição. As pessoas que passaram por essa trajetória fizeram com que a Feevale se tornasse essa potência que é hoje e, certamente, continuará crescendo.
Lucas Redecker, deputado federal
Parabenizo a Feevale pelos 50 anos de sucesso e de transformação social nesta região e neste país, em uma relação de impacto que vai além das fronteiras. As instituições de ensino superior do século 21 têm que ter uma dimensão de ensino e da valorização do conhecimento, gerando impacto na sociedade. Hoje temos mobilidade de alunos, professores, dupla titulação de cursos e projetos desenvolvidos em parceria, como por exemplo, a campanha Mil Brinquedos, Mil Sorrisos. Só se consegue construir relações tão sólidas e transversais quando se confia. O que acontece entre o IPL e a Feevale, já há longos anos, é que temos uma relação de confiança pessoal e institucional, e isso é a base para que os projetos aconteçam. Temos os mesmos valores e só com uma rede colaborativa internacional conseguimos abraçar e vencer os desafios da humanidade.”
Rui Filipe Pinto Pedrosa, presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
Quando fomos convidados para prestigiar a Feevale não pensamos duas vezes. A cooperação entre a Universidade e a Hamk é longa. Temos uma trajetória muito expressiva de avançar e desenvolver em conjunto. Nessa jornada, além do conhecimento, a confiança, a amizade e outros valores estão sendo desenvolvidos. Os nossos objetivos comuns são sermos úteis e trabalharmos juntos para as nossas comunidades e sociedade em geral. Na Hamk, dizemos que queremos ser a universidade que mais beneficia a Finlândia. Estando na Feevale, identificamos questões comuns e estamos tentando vencer cada etapa, o que faz com que o nosso trabalho em conjunto seja ainda melhor.
Pertii Puusaari, reitor da Häme University of Applied Science (Hamk), da Finlândia
Quando pensamos em estabelecer uma aliança estratégica, a primeira coisa que fizemos foi conversar com a Feevale. Somos inspirados em pensar a educação além do tradicional por causa da juventude, então essa aliança faz parte dessa motivação de buscar uma educação além da tradicional. Nós estamos aprendendo juntos e fazendo as coisas acontecerem. Nossa aliança é verdadeira e estamos trabalhando muito.
Heidi Ahokallio-Leppälä, diretora de Recursos Humanos e Desenvolvimento da Häme University of Applied Science (Hamk), da Finlândia