Inscrições abertas para primeiro doutorado profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais do Estado | Universidade Feevale

Inscrições abertas para primeiro doutorado profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais do Estado

18/12/2018 - Atualizado 15h17min

Novo curso foi aprovado junto à Capes e recebe inscrições até o dia 11 de fevereiro


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou mais um doutorado na Universidade Feevale. A Instituição será a primeira a oferecer, no Rio Grande do Sul, um doutorado profissional: o Doutorado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais. O edital já está aberto, e as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro de 2019, pelo site www.feevale.br/materiais. Com o novo curso, coordenado pelo professor Marco Antonio Siqueira Rodrigues, a Instituição contará com um Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais.

A documentação deverá ser entregue, digitalizada, no ato da inscrição, pela internet. Já a seleção acontecerá por meio de duas etapas, a partir de 14 de fevereiro: análise da documentação e entrevista individual. A divulgação do resultado final acontecerá dia 25 de fevereiro, após as 18h, na página do programa. Outras informações, como investimento, possibilidades de financiamento, edital, corpo docente e estrutura curricular, por exemplo, podem ser obtidas no site www.feevale.br/materiais

Saiba mais

O PPG terá por objetivo geral produzir pesquisas avançadas na área de materiais e processos, formando doutores que, mediante o conhecimento científico, busquem soluções para demandas associadas ao desenvolvimento industrial. Assim, buscará a qualificação de processos, a melhoria dos materiais já existentes, bem como o desenvolvimento de novos materiais e processos que impulsionem o desenvolvimento regional. Com área de concentração em Desenvolvimento Tecnológico em Materiais, serão duas as linhas de pesquisa:  Desenvolvimento e caracterização de materiais e Otimização de processos industriais.

Conforme Marco Antonio Siqueira Rodrigues, coordenador do PPG, o doutorado estimula o pensamento crítico e abre novas perspectivas. “Nesse sentido, o doutorado profissional da Feevale é uma ferramenta de extrema importância ao alcance das empresas/indústrias do Rio Grande do Sul para alavancar o seu desenvolvimento científico e tecnológico, pois colabora diretamente com a inovação do parque industrial do Estado”, afirma.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Instituição, João Sganderla Figueiredo, comemora a aprovação do primeiro doutorado profissional no Estado. “Novamente, a Universidade Feevale é pioneira e alavanca uma área de pesquisa de extrema importância para o desenvolvimento de nossas indústrias no Vale do Sinos. O Doutorado Profissional veio para selar o compromisso da Universidade com as empresas, aproximando-os cada vez mais. Parabéns a nosso colegiado, que não mediu esforços para tal conquista”, celebra. 

Mais informações: www.feevale.br/materiais 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.