Hub One Porto Alegre tem ecossistema que potencializa negócios | Universidade Feevale

Hub One Porto Alegre tem ecossistema que potencializa negócios

02/01/2023 - Atualizado 17h

Com 100% de ocupação e mais de 80 empresas conveniadas, unidade do Feevale Techpark na capital gaúcha se solidifica como um espaço de crescimento para as startups ali instaladas

Hub One

O Hub One Porto Alegre completou, no último dezembro, três anos de lançamento, possuindo 100% de seus espaços ocupados e potencializando o crescimento das empresas ali instaladas. A terceira unidade do Feevale Techpark foi lançada em dezembro de 2019, a partir de uma parceria com o exoHub LIA.

Localizado na Rua Cândido Silveira, 198, Bairro Auxiliadora, o Hub One Porto Alegre possui convênio de cooperação tecnológica com 87 empresas, das quais 24 são residentes no espaço. Dentre as que estão instaladas no local, 17 são da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, duas da Indústria Criativa, três de Ciências Ambientais e Energias Renováveis e duas são da área de Ciências da Saúde e Biotecnologia.

A unidade de Porto Alegre do Feevale Techpark é um espaço de conexão de acadêmicos, startups, fundos de investimento e parceiros do ecossistema de empreendedorismo e inovação, o que propicia a geração de negócios, o fomento de projetos e o desenvolvimento de tecnologias, potencializando a cultura de inovação. Essa cultura de inovação se concretiza quando as empresas que ali estão apresentam resultados expressivos em seus negócios, seja por meio da ampliação da sua área de atuação, seja por meio de mais visibilidade – a qual permite uma maior captação de recursos.

Esse último exemplo é o caso da Zletric que, apenas em 2022, inaugurou, juntamente com outras empresas do ramo de veículos elétricos, o projeto Rota Sul, rede privada de eletropostos interligando os três estados da Região Sul, e conseguiu captar R$ 5 milhões em investimentos na plataforma CapTable – 100% da sua meta em menos de duas horas. Também anunciou a fusão com a Ecovagas, da Estapar, o que consolidou a Zletric como principal player do segmento e grande facilitadora do ecossistema de eletromobilidade no país.

Desde então, a startup é a maior rede de recarga de veículos elétricos do Brasil, com 600 pontos AC de recarga e oito Fast Chargers, estando presente em 51 cidades de 14 estados. “Ter o nosso escritório presente no Hub POA foi ótimo, pois nos propiciou novos contatos e nos permitiu estar localizados em um dos bairros mais comerciais da cidade”, afirma Pedro Schaan, CEO da Zletric.

Já a InBeauty Brasil, também residente no Hub One POA, comemorou, neste ano, o fechamento de uma parceria com a Amazon para comercializar suas soluções em nutricosméticos com nanotecnologia na plataforma, bem como pôde contar com Sabrina Sato como embaixadora de sua marca no Brasil. A empresa apareceu, ainda, no Mapeamento de Healthtech 2022, estudo da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e da Deloitte Brasil que analisa as startups brasileiras que estão ativas e produzindo soluções para o segmento da saúde.

Para Luís Canabarro Cunha, CEO da healthtech, a atuação junto ao ecossistema de inovação do Feevale Techpark foi fundamental para a sua evolução, tanto no relacionamento com outras empresas quanto no desenvolvimento de projetos junto à Universidade Feevale, como pesquisas de produtos. “A indústria está em um momento de transformação muito interessante, e isso refletiu na InBeauty, pois conseguimos ampliar do mercado estético para o da saúde, o qual gera muito mais oportunidades. Temos produtos como repositores nutricionais, que auxiliam desde pessoas que já passaram por cirurgia bariátrica até as que fizeram o tratamento para o câncer, por exemplo, e levar a nossa tecnologia que beneficia não só a estética, mas a saúde, para mais pessoas, é algo que nos toca muito. E o Feevale Techpark tem sido um parceiro de primeira linha em tudo isso”, afirma.

DaianaDaiana de Leonço Monzon

Na opinião da diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, 2022 foi um ano muito positivo para todas as unidades do Feevale Techpark que, juntas, possuem mais de 100 empresas instaladas. “Todas elas estão trabalhando para trazer novos produtos e serviços para o mercado, especialmente na busca por soluções de gargalos, tanto internos quanto da sociedade. E é muito gratificante ver que a unidade de Porto Alegre, que foi lançada pouco antes da pandemia, está lotada, suas empresas estão captando recursos para desenvolver novos projetos e firmando parcerias com grandes organizações para comercializar seus produtos. Isso mostra todo o amadurecimento da unidade de Porto Alegre e, também, que estamos prontos para poder crescer cada vez mais”, avalia.

Parceria com o exoHub LIA

Parceiro da Universidade Feevale, o exoHub tem como lema “Um ecossistema vivo de criatividade e inovação focado em resultado”. Nele, as empresas encontram um espaço conectado à tecnologia, educação do futuro, startups e um framework de inovação aberta desenvolvido de forma a abranger o ambiente empresarial nas esferas social, tecnológica, operacional e estratégica. O objetivo dos hubs é conectar, de forma aberta e irrestrita, todos os atores do mercado para potencializar o ecossistema de empreendedorismo com foco no resultado, a partir da união de curadores, membros corporativos e startups, todos alinhados por áreas do conhecimento. O exoHub conta, atualmente, com uma rede sete hubs no país.

O head de Expansão Global da empresa, Michel Costa, lembra que, após o lançamento da parceria com a Feevale em 2018 com o lançamento do Hub One de Criatividade e Inovação em Novo Hamburgo, foi iniciado um processo de consolidação do ecossistema de produtos e serviços do exoHub. “A expansão do Hub em 2019 para Porto Alegre foi um sucesso, mesmo com todos os desafios da pandemia. Agora, nosso planejamento mira fortes expansões para 2023, consolidando nosso projeto conjunto com a Feevale”, projeta.

Saiba mais

O edifício do Hub One Porto Alegre possui área total de 1.900m², sendo 720m² destinados a serviços e cursos da Universidade Feevale, incluindo graduação, pós-graduação e in company. Os sete andares do prédio contam com suporte tecnológico de internet e com espaços para eventos, salas de reuniões, salas de aulas multidisciplinares e salas para utilização individual e reuniões remotas, além de restaurante/cafeteria. Mais informações sobre o Hub One POA e o Feevale Techpark podem ser obtidas no site www.feevaletechpark.com.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.