Graduadas pela Universidade Feevale são finalistas em concurso de moda inclusiva | Universidade Feevale

Graduadas pela Universidade Feevale são finalistas em concurso de moda inclusiva

Krizia Steinhaus e Manoela Pilatti apresentarão seus looks em prêmio promovido pelo Instituto Social Nação Brasil

As egressas de Moda da Universidade Feevale, Krizia Steinhaus e Manoela Pilatti, são finalistas no 4º Prêmio de Moda Inclusiva, que acontecerá no dia 25 de novembro. O evento de premiação, que visa incentivar a criação, o desenvolvimento e a solução de vestuários para pessoas inclusivas, se iniciará às 19h, no Centro de Convenções de Florianópolis (Av. Governador Gustavo Richard, 850), em Santa Catarina.

Manoela formou-se na Instituição há dois anos e realizou o Trabalho de Conclusão  de Curso (TCC) Moda inclusiva para mulheres usuárias de cadeiras de rodas. “Tenho uma prima que é tetraplégica e vejo de perto as dificuldades que ela encontra para comprar roupas”, relata. A temática de sua coleção, intitulada A beleza de ser feliz, é inspirada na música O que é, o que é, de Gonzaguinha.

Já Krizia sempre quis fazer e proporcionar algo diferente ao estudar moda. "Não pretendo ser famosa, mas quero e acredito que todos nós podemos fazer coisas diferentes para melhorar o meio em que estamos e que todos possam ser incluídos”, afirma a graduada, que considera sua participação no concurso como uma oportunidade para mostrar seu projeto, voltado para o público infantil.

Sua coleção é inspirada em uma história, de sua autoria, que homenageia sua avó, falecida em 2012. Senta que lá vem história relata uma emocionante aventura que Vó Inês narra aos seus netos, durante uma noite. As peças de Krizia foram desenvolvidas depois de praticar texturas diferentes com um grupo de deficientes visuais, que relataram os tecidos que lembravam momentos positivos de suas vidas.

Além das graduadas, outros 19 estudantes e profissionais foram classificados para participar do concurso. Entre eles, os cinco primeiros classificados receberão cotas de tecidos e o vencedor ganhará uma semana de estágio na Empresa Renaux View, de Brusque, Santa Catarina e, além de produzir 100 metros de seu próprio tecido, conhecerá todo o funcionamento de tradicionais fábricas do material. Também haverá premiação para o melhor modelo cadeirante nas modalidades adulta e infantil, que receberá uma cadeira de rodas personalizada e sob medida.

Sobre o prêmio 

Promovido pelo Instituto Social Nação Brasil, o concurso visa contribuir e promover um amplo debate sobre a moda diferenciada na sociedade brasileira, além de incentivar a produção de soluções e propostas perante o vestuário das pessoas com necessidades especiais. O prêmio foi aberto a profissionais da área de Moda e estudantes de ensino superior ou escolas técnicas, residentes nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os classificados poderão apresentar três looks adaptados para pessoas com deficiência, seja física, intelectual, visual ou auditiva. Os trabalhos serão avaliados pela adequação ao tema, pesquisa, desenvolvimento e inovação, criatividade, estilo e linguagem de moda e ficha técnica. Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas pelo e-mail scmodainclusiva@gmail.com  ou pela página facebook.com/scmodainclusiva.

19/10/2016 - Atualizado 15h14min
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.