Gastronomia inclusiva é tema de projetos de acadêmicos da Feevale | Universidade Feevale

Gastronomia inclusiva é tema de projetos de acadêmicos da Feevale

28/11/2022 - Atualizado 11h21min

gastronomia inclusiva

Estudantes desenvolveram propostas como inclusão gastronômica para pessoas com deficiência visual, por exemplo

Os 14 acadêmicos da disciplina de Projeto Integrador dos cursos de Gastronomia e Turismo da Universidade Feevale tiveram, neste semestre, o desfio de construir seus projetos a partir da temática da gastronomia inclusiva (ou turismo inclusivo). Os projetos foram desenvolvidos a partir de diagnósticos realizados junto à comunidade e estão sendo apresentados em duas aulas – a primeira nesta última quinta-feira, 24 de novembro, e a segunda na próxima, no dia 1º de dezembro, no turno da noite.

A disciplina é ministrada pelos professores Simone Weschenfelder e Edemilson Pujol e, também, teve apoio da equipe da Trilha do Empreendedor. Algumas das propostas projetadas incluem: cursos de culinária para deficientes visuais; cafeterias para pessoas com a doença celíaca e diabetes; e um aplicativo para localização de roteiros turísticos com acessibilidade, por exemplo.

O objetivo é que o aluno desenvolva um projeto contemplando todo o conhecimento adquirido dentro do eixo da hospitalidade. Hoje, precisamos, cada vez mais, pensar em inclusão, e na área da Gastronomia e do Turismo, ainda existem poucas possibilidades, por isso a escolha da temática”, explica Simone.

O acadêmico William Guilherme Martins Dias da Silva apresentou seu projeto sobre Inclusão gastronômica para pessoas com deficiência visual.

Realizei meu trabalho pensando em unir dois elementos importantes para os seres humanos: a gastronomia, que gera prazer e satisfação em quem põe em prática e em quem degusta, e a inclusão, que nos faz entender e respeitar as pessoas que são diferentes de nós”, relata Dias da Silva.

Saiba mais

A Trilha do Empreendedor consiste em todo o percurso que o acadêmico pode percorrer, por meio de projetos, programas, ações, atividades e afins, na Feevale, com o objetivo de se tornar empreendedor de si mesmo. Durante a graduação, esse trajeto pode ser trilhado em disciplinas livres e optativas, atividades promovidas pelo Feevale Techpark, visitas técnicas, projetos de pesquisa e extensão, programas de mentoria, desafios, projetos integrados e outros. Por serem inter e transdisciplinares, essas práticas promovem a qualidade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, proporcionando, aos acadêmicos, a formação empreendedora.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.