Feevale oferece serviços de avaliação metabólica e física | Universidade Feevale

Feevale oferece serviços de avaliação metabólica e física

25/11/2022 - Atualizado 15h25min

Exames são realizados no Centro Integrado de Especialidades em Saúde da Universidade, em Novo Hamburgo

foto

A Universidade Feevale oferta, a partir deste mês, três novos serviços de avaliação metabólica e física. Trata-se dos exames de calorimetria indireta, de espirometria completa e o teste de exercício cardiopulmonar, que passarão a ser realizados no Laboratório do Metabolismo, localizado no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Instituição.

O exame de calorimetria indireta busca identificar o consumo calórico de um ser humano. Consiste em uma avaliação metabólica que indica a taxa metabólica basal ou o consumo energético de repouso para uma pessoa alimentada ou em jejum, visando determinar o gasto calórico em 24 horas. É direcionado a clientes de profissionais da área da nutrição, pessoas que estão realizando dieta por algum motivo, atletas profissionais ou amadores, adeptos a dietas orientadas.

A espirometria completa é utilizada para determinar a função pulmonar e possíveis alterações ventilatórias e de difusão pulmonar, bem como a capacidade funcional de uma pessoa com doenças pulmonares. Avalia a função pulmonar forçada, os volumes pulmonares e a difusão por monóxido de carbono, sendo indicado a pessoas com sequelas pós-covid, problemas respiratórios e doenças pulmonares, assim como a trabalhadores expostos a ambientes poluídos.

Já o teste de exercício cardiopulmonar estabelece o condicionamento físico máximo que pode ser suportado por atletas profissionais ou amadores, bem como por praticantes de atividades físicas orientadas por profissionais de Educação Física. Conhecido, também, como avaliação ergoespirométrica de esforço, o teste é realizado por meio de caminhada e corrida em esteira. Busca monitorar e determinar as variáveis fisiológicas no limiar anaeróbio, assim como o consumo máximo de oxigênio.

Saiba mais

Os interessados em realizar as avaliações, que acontecem no Centro de Especialidades em Saúde (Cies) da Universidade Feevale (Câmpus II – ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), devem agendar os exames com a Diretoria de Inovação, pelo e-mail tecnologico@feevale.br ou pelo telefone (51) 98295-0945, contatos pelos quais também é possível consultar o investimento.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.