Reconhecimento foi feito por estudantes da Escola de Aplicação Feevale nesta quinta-feira, 23, na Câmara de Novo Hamburgo
Daniele Souza - CMNH
As estudantes da Escola de Aplicação Feevale, Bianca Cardoso Corneli, Paloma Mendieta Schneider e Antônia Roza da Silva, vereadoras e suplente do projeto Vereador Mirim, participaram de uma sessão especial na tarde desta quinta-feira, 23, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Estiveram presentes, na sessão ocasião, o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, a pró-reitora de Ensino, Maria Cristina Bohnenberger, e a diretora da Escola de Aplicação Feevale, Janaína Regra.
Na ocasião, as parlamentares mirins homenagearam Ida Helena Thön, responsável pelo Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale. Paloma Mendieta Schneider frisou a importância da preposição. “Esta homenagem à dona Ida é importante para que o seu trabalho seja reconhecido. Ela recebe todos os alunos e tira nossas dúvidas com muita gentileza e atenção”, afirmou. Ida agradeceu a homenagem e ressaltou que é um prazer trabalhar na Feevale. Ela finalizou sua fala fazendo um convite aos alunos e à comunidade hamburguense: “Continuem visitando o Museu, pois quem tem passado, alcança o futuro”.
Ao longo do ano, estudantes de sete escolas da cidade participaram de palestras e oficinas sobre democracia, cidadania e participação política, promovidas pela Escola do Legislativo em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e com as escolas participantes. Durante a sessão, os vereadores apresentaram projetos e proposições inspiradas em demandas reais de seus colégios e bairros, colocando em prática o aprendizado sobre representação política.
Projeto Vereador Mirim
Criado pela Câmara em 2017, o projeto Vereador Mirim busca aproximar os alunos da política, estimulando o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania. Neste ano, 1.263 alunos participaram da eleição, que contou com 12 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e o apoio de mais de 20 servidores do Legislativo de Novo Hamburgo. Foram 61 candidatos inscritos e 21 eleitos, sendo 14 titulares e sete suplentes, representando escolas das redes municipal, estadual e privada do município.