Fórum do Comung: plataforma de gamificação vence Startup Plus University | Universidade Feevale

Fórum do Comung: plataforma de gamificação vence Startup Plus University

04/10/2019 - Atualizado 16h01min

Participaram do evento 44 alunos de instituições comunitárias

jouni

JoUni, uma plataforma de gamificação, que pretende gamificar a jornada do aluno, fazendo com que ele se integre com a comunidade acadêmica, professores e mercado de trabalho. Essa foi a solução vencedora do Startup Plus University, que ocorreu durante o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), nesta quinta e sexta-feira, no Câmpus II da Universidade Feevale em Novo Hamburgo.

É a minha primeira participação em um evento desse tipo, foi um grande desafio lidar com pessoas com pensamentos diferentes. Tínhamos muitas ideias, fizemos e refizemos muitas vezes nossa apresentação, até que acertamos. Foi um evento muito legal e eu acredito que o nosso caminho não termina aqui”, destaca a integrante da equipe JoUni, Pamela Mallmann, da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os demais integrantes da equipe são: Marcos Bertol, da UPF; Felipe Zaluski da Unijuí; Felipe de Morais, da Unisinos; Patrick Martini, da Unisc; e Letícia Goettert, da Unilasalle.

educa-se

Em segundo lugar, ficou a equipe Educa-se, que desenvolveu uma plataforma digital que permite o compartilhamento de metodologias para uso dos docentes que integram as instituições do Comung. Com esse aplicativo, os professores poderiam postar seus conteúdos que utilizam em aula dentro da plataforma, a fim de disponibilizá-los para outras universidades. Além disso, os alunos poderiam acessar o site para classificar sua experiência com as respectivas metodologias e dar sua opinião.

Foi um desafio muito grande trabalhar com pessoas que não conhecemos, pois cada um defende suas opiniões, mas, no fim, aprendemos e conseguimos unir nossas ideias. Cada integrante é de uma área de conhecimento, assim, foi possível nos dividirmos e pensarmos de diferentes formas a nossa solução”, explica o integrante da equipe, Mario Lucas Sperb, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O grupo também era formado por: Lucas Zanolla, da UPF; Danielli Cossul, da Unisc; Giovane da Rosa, da Unijuí; Laura Andrade, da Unisinos; e Felipe da Silva, da PUCRS.

daia

As equipes vencedoras foram agraciadas com o valor de R$ 4.500,00 para a primeira colocação e R$1.500,00 para a segunda. A primeira edição do evento, que teve como objetivo fomentar o envolvimento dos alunos na solução de desafios em apenas 24 horas, teve como jurados: Igor Drews, empreendedor, mentor e investidor que atua junto à StartSe; Cátia Maria Nehring, tesoureira do Comung e reitora da Unijuí; e Michel Costa, CEO da TECHPAR Investments e diretor da Founder Institute Porto Alegre. Para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, a competição cumpriu com as expectativas.

Neste Fórum, percebemos que os alunos anseiam por eventos como o Startup Plus University, por atividades interdisciplinares e desafios interuniversidades. Em encontros assim, eles conseguem trazer o conhecimento que têm dentro da sua universidade e compartilhar com outros acadêmicos”, afirma.

Confira as instituições participantes do Startup Plus University:

  • Universidade Feevale
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Universidade de Santa Cruz (Unisc)
  • Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Universidade da Região da Campanha (Urcamp)
  • Universidade do Vale do Taquari (Univates)
  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Universidade La Salle (Unilasalle)

Premiação marca o encerramento do Fórum do Comung

Após a divulgação dos vencedores do Startup Plus Universtiy, foi encerrado, oficialmente, o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que se iniciou nesta quinta-feira, 3, no Câmpus II da Feevale. O evento contou com cerca de 300 participantes, entre gestores, estudantes e professores de instituições de ensino, bem como integrantes de parques tecnológicos, incubadoras e outros ambientes de inovação, além de pessoas interessadas na temática.

reitor e carmem

Para a presidente do Comung e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer, duas palavras marcaram o Fórum: metodologia e integração.

As universidades comunitárias são um modelo singular do Rio Grande do Sul, e fomos pioneiros em muitas mudanças, pois estamos buscando nos reinventar, inovar, trazer a comunidade para dentro de nossas instituições. Nesse evento, trocamos informações, repensamos a universidade, e agradecemos à Feevale que nos acolheu e nos ofereceu toda a sua estrutura, bem como aos nossos alunos. Somos todos ganhadores hoje, com essa possibilidade de os estudantes pensarem a universidade e trazerem sugestões e reflexões sobre o nosso fazer pedagógico”, afirmou.

De acordo com o reitor da Feevale e secretário do Comung, Cleber Prodanov, o Fórum foi extremamente importante para ouvir as experiências de outras universidades, mas, também, para ouvir os seus alunos.

A introdução do Startup University possibilitou aos estudantes cocriarem e trabalharem conjuntamente, se integrarem. Esse é o espírito que esperamos do Comung, de integração e de desenvolvimento de projetos conjuntos”, completou.

Sobre o Comung

As instituições que formam o Consórcio representam uma verdadeira rede de educação, ciência e tecnologia, que abrange quase todos os municípios do estado. Integrado por 15 instituições de ensino e com 8.735 professores e mais de 11 mil funcionários, o Comung contabiliza 189.224 universitários gaúchos e oferece 1.465 cursos de graduação e pós-graduação, constituindo-se como o maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul.

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais