Feevale apresenta experiência finlandesa na proibição de celulares na escola | Universidade Feevale

Feevale apresenta experiência finlandesa na proibição de celulares na escola

29/04/2025 - Atualizado 17h05min

Atividade contou com a participação remota de educadoras da Finlândia

reduzida

O evento Desconectando para conectar: a experiência finlandesa na proibição do celular na escola reuniu autoridades e representantes da área da Educação na manhã desta terça-feira, 29, no Câmpus II da Universidade Feevale. A Instituição, que tem uma parceria com a Finlândia há 20 anos, apresentou a metodologia na implantação do que aqui no Brasil virou lei este ano. De maneira remota, a professora Minna Mäkihonko, da Universidade de Tampere, falou da experiência naquele país, relatando que o uso da tecnologia foi feita de maneira consciente na Finlândia, aplicando bons recursos para melhorar o processo educativo. "O uso de tecnologias digitais desafia a nossa pedagogia", salientou.

A atividade também marcou o lançamento da nova pós-graduação da Feevale, Mentored Teacher Education Brazil-Finland (MTE), programa com dupla titulação entre Brasil e Finlândia. Além disso, foram apresentados os resultados da aplicação da metodologia finlandesa na Feevale.

"Sempre atuei na área da educação, da básica à superior. E por ter atuado na educação básica, eu entendo o tamanho do trabalho de vocês. O maior desafio do nosso país é melhorar a qualidade da educação básica. Formamos os professorese sabemos que nossa universidade cumpre um papel importante nesse sentido", disse o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa. Ainda em seu discurso de abertura, ele destacou a importância de a Universidade investirem projetos de pesquisa e desenvolver metodologias eficazes para as escolas. "Temos instituições excelentes aqui, mas a Feevale tem, entre seus diferenciais, esta parceria com a Finlândia, que nos permite apresentar essa metodologia", complementa.

A pró-reitora de Ensino da Feevale,Maria Cristina Bohnenberger, falou da experiência da Universidade diante da parceria já estabelecida, como com a Escola de Aplicação, e também das expectativas e de como vai funcionar a pós-graduação MTE, que deve começar no segundo semestre de 2025. "Vamos ter professores tanto da Escola quando da Universidade fazendo a mediação dos encontros, e isso também vai dar essa propriedade de conhecimentos que nós já temos aqui,para que esta aplicação de fato ocorra emnossas escolas", disse.

A secretária de Educação de Dois Irmãos, Denise Maria Maldaner, se mostrou satisfeita diante da possibilidade de conhecer mais sobre o processo que envolve a Feevale e a Finlândia. "É uma oportunidade de agregar, uma iniciativa positiva e, quando se fala em educação, se fala em conexão", afirmou, ao ressaltar que acredita na implantação da metodologia da Finlândia em escolas da região.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.