Feevale realiza desfile de cadeiras de rodas estilizadas nesta sexta-feira | Universidade Feevale

Feevale realiza desfile de cadeiras de rodas estilizadas nesta sexta-feira

29/09/2022 - Atualizado 16h20min

Evento acontecerá às 18h, na Rua Coberta do Câmpus II

foto

A Universidade Feevale realiza nesta sexta-feira, 30, a segunda edição do desfile Estilizando sua cadeira de rodas. A atividade, que é aberta à comunidade, acontecerá às 18h, na Rua Coberta do Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo (ERS-239, 2755).

Participarão do desfile 15 pessoas beneficiadas pela iniciativa, que apresentarão ao público as suas cadeiras, que foram personalizadas durante as oficinas de criatividade do projeto de mesmo nome. As atividades, gratuitas, ocorreram nos dias 13, 16, 23 e 27 de setembro. A customização do material contou com a participação de mais de 30 voluntários, entre alunos, colaboradores, pesquisadores e docentes da Feevale.

Entre os beneficiados pela iniciativa está Andrey Arthur Barbosa, 20 anos, conhecido como MC Andrey, que escolheu personalizar a sua cadeira de rodas com uma identidade visual de sua carreira de MC. Para isso, contou com o apoio do acadêmico de Design Rafael Reche Tavares, que desenvolveu a logomarca. A identidade foi aplicada, em material sintético, no encosto da cadeira de rodas de MC Andrey. Para o músico, a logomarca ficou do jeito que imaginava.

Procurei o projeto com o objetivo de renovar a minha cadeira, e o desenvolvimento da marca veio ao encontro da minha carreira de músico. Espero que o novo design ajude na minha trajetória”, afirma.

foto

A irmã de Rafael, a acadêmica de Moda Mariana Reche Tavares, também participou da customização das cadeiras de dois participantes. Para ela, ações como esta são muito importantes, pois todos os envolvidos no processo acabam sendo positivamente impactados.

Na minha área, falamos muito de moda inclusiva e vivenciar um ambiente como este é gratificante. Realizar trabalho voluntário é compensador, principalmente em iniciativas como esta, onde, com pequenos gestos, conseguimos deixar as pessoas extremamente felizes e realizadas”, destaca.

Conforme a professora Jacinta Renner, coordenadora do Estilizando a sua cadeira de rodas, o evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a inclusão de pessoas com deficiência, em especial crianças e adolescentes, quanto aos aspectos lúdicos e de identidade na relação entre o usuário e a cadeira de rodas.

A cadeira são as pernas para o usuário, é por ela que se locomove e se relaciona com a sociedade. O desfile é a celebração deste evento direcionado à diversidade humana, à inclusão social, à criatividade, ao estilo e à identidade dos participantes.

O evento está sendo promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), juntamente com o Programa de Educação Tutorial (PET) da Instituição, por meio do grupo de pesquisa em Design. Também participam os cursos de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Processos e Manifestações Culturais e os cursos de graduação em Design, Moda, Estética e Cosmética, Artes Visuais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. A iniciativa ainda conta com o apoio da Oficina Tecnológica e do Centro de Design da Feevale, da Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo e da Organização Não Governamental (ONG) Somos um Só.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.