Feevale realiza ação em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Bucal | Universidade Feevale

Feevale realiza ação em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Bucal

19/05/2021 - Atualizado 15h03min

Curso de Odontologia realizará atendimentos a fim de orientar a população sobre a doença

odontologia

O dia 31 de maio é marcado como o Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial de Combate ao Fumo. As datas foram criadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a fim de reforçar a importância da prevenção à doença e conscientizar sobre o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. O curso de Odontologia da Universidade Feevale realizará, até o mês de julho, atendimentos nas segundas-feiras, no turno da tarde, e nas terças-feiras, no turno da manhã, a fim de orientar os pacientes sobre o câncer bucal.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se 15.190 novos casos de câncer bucal para cada ano do triênio 2020-2022, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença no Brasil.

É importante alertar a população e falar abertamente sobre o assunto, pois o câncer bucal, se não tratado, pode levar à morte. É um tipo de neoplasia que acomete com maior frequência homens com mais de 40 anos de idade, fumantes e que têm o hábito de consumir bebidas alcoólicas regularmente”, explica a coordenadora do curso de Odontologia da Instituição, Paula Luce Bohrer.

O diagnóstico do câncer bucal é feito por meio do exame clínico da cavidade bucal e sua confirmação através da biópsia e do exame anatomopatológico. Paula, que tem experiência nas áreas de Morfologia e Patologia em Odontologia, afirma que a doença é silenciosa e costuma aparecer na cavidade bucal como nódulos, manchas, caroços ou feridas indolores que não cicatrizam e não desaparecem em 15 dias. "Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal são o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. Já a exposição ao sol é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de lábio”, ressalta.

O papilomavírus humano (HPV), infecção sexualmente transmissível, também está relacionado ao desenvolvimento do câncer bucal.

O tratamento da doença pode ser feito por meio de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. "A prevenção do câncer bucal começa no consultório odontológico, por isso, é importante lembrar que, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico do paciente”, destaca Paula.

O curso de Odontologia da Universidade Feevale capacita seus profissionais e estudantes sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer bucal. O serviço de orientação sobre a doença será realizado mediante agendamento e segue os protocolos de prevenção à Covid-19, com segurança aos pacientes, acadêmicos e professores. O contato para agendar a consulta deve ser feito pelo e-mail cies@feevale.br ou pelo telefone (51) 3586-8813.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.