Feevale matricula primeira aluna indígena | Universidade Feevale

Feevale matricula primeira aluna indígena

29/07/2015 - Atualizado 16h01min
Sueli de Oliveira Tomas, da comunidade Kaingang, vai cursar Enfermagem

Ajudar a comunidade Kaingang Por Fi e melhorar a qualidade de vida do seu povo. Esse é o objetivo de Sueli de Oliveira Tomas, 24 anos, primeira aluna indígena da Universidade Feevale. Matriculada no dia 28 de julho, a nova acadêmica do curso de Enfermagem já se prepara para o início das aulas. “Acho que vai ser fácil. Os professores já me explicaram como funciona e estou acostumada a estudar”, disse a jovem, que na última sexta-feira, 24, formou-se em um curso técnico em Enfermagem.

Sueli ingressou na Universidade Feevale por meio do vestibular especial de inverno. Após ser aprovada no processo seletivo, a estudante ganhou uma bolsa integral de estudos da Instituição. “É uma realidade diferente daquilo que a gente compreende. Significa que a comunidade Kaingang vai se beneficiar com essa profissional da área da saúde. É uma proposta muito focada na inclusão, que faz parte da política da Feevale”, disse a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade, Gládis Luisa Baptista.

Segundo a jovem, que trabalha na Secretaria Especial de Saúde Indígena, a carreira de enfermeira surgiu por acaso. “Minha sogra ganhou uma bolsa para fazer o curso técnico, mas não se adaptou ao curso, e passou a bolsa para mim. Eu comecei a estudar e gostei muito”, explica. Para ela, o conhecimento adquirido na graduação complementará o que aprendeu no curso técnico, pois é mais aprofundado. “No técnico aprendemos tudo de uma vez só. Na faculdade vamos aos poucos, aprendendo uma coisa de cada vez. Vai ser muito melhor”, diz.

Sobre o que fará quando concluir a graduação, Sueli é enfática. “Eu vou continuar atendendo minha comunidade, pois só consegui essa bolsa por ser índia, então o certo é eu retribuir isso para meu povo”, fala.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.