Feevale e Prefeitura de Novo Hamburgo oferecem aulas gratuitas de português para estrangeiros | Universidade Feevale

Feevale e Prefeitura de Novo Hamburgo oferecem aulas gratuitas de português para estrangeiros

21/08/2025 - Atualizado 15h51min

Atividades acontecem às segundas-feiras na EMEB João Goulart e às quartas-feiras no Câmpus II da Universidade

Ceduca

A Universidade Feevale inicia, na próxima segunda-feira, 25, uma nova turma de aulas gratuitas de português para estrangeiros, na Escola Municipal de Educação Básica João Goulart, em Novo Hamburgo. As aulas, oferecidas por meio do projeto Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH), são voltadas a migrantes e refugiados e acontecem em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e com o apoio do Fundo Social Sicredi, que viabilizou a ampliação das atividades para esse novo local.

A nova turma contará com 35 vagas e as aulas serão realizadas sempre às segundas-feiras, às 18h30min, na Rua Finlândia, 507 – bairro Petrópolis. Os interessados podem se inscrever no local, pouco antes da primeira aula, apresentando um documento de identidade (RNM, CPF ou passaporte) e comprovante de endereço.

Além da EMEB João Goulart, o projeto também oferece aulas no Câmpus II da Universidade Feevale, sempre às quartas-feiras, às 18h30. Essa turma teve início nesta quarta-feira, 20, e segue com atividades regulares. O objetivo das aulas é promover a inclusão social e cultural de estrangeiros residentes na região, fortalecendo sua comunicação, integração à comunidade e acesso a direitos e serviços públicos.

Coordenado pela professora Márcia Blanco Cardoso, o projeto Ceduca DH atua desde 2016 com o acolhimento de migrantes e refugiados. Além das oficinas de língua portuguesa, a iniciativa oferece atendimento jurídico gratuito, oficinas sobre a realidade brasileira e criatividade, e ações de combate à xenofobia e sensibilização comunitária.

“A ampliação das atividades é uma conquista importante para a comunidade migrante da região. Nossa proposta é acolher, integrar e garantir acesso à informação e aos direitos, promovendo uma convivência mais justa e respeitosa”, afirma a professora Márcia. Desde sua criação, o Ceduca DH já atendeu centenas de pessoas de países como Haiti, Cuba, Venezuela, Rússia, Tunísia, Senegal, entre outros.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.