Feevale e Instituto Cidade Segura assinam acordo para realização de especialização inédita no Brasil | Universidade Feevale

Feevale e Instituto Cidade Segura assinam acordo para realização de especialização inédita no Brasil

17/10/2018 - Atualizado 15h55min

Curso de pós-graduação “Segurança Pública e Prevenção da Violência com Base em Evidências” já está com inscrições abertas
 
Nesta quarta-feira, dia 17, a Universidade Feevale firmou um convênio com o Instituto Cidade Segura para realizar a especialização em Segurança Pública e Prevenção da Violência com Base em Evidências. O evento de assinatura da parceria contou com a presença do reitor da Universidade, Cleber Prodanov, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, João Sganderla Figueiredo, do presidente do Instituto, Marcos Rolim, do diretor executivo, Alberto Kopittke, e do consultor da organização, Roberto Heming.
 
O curso surgiu por meio de uma solicitação da Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), com o objetivo de desenvolver e fortalecer as ações de Segurança Pública e prevenção à violência que têm sido desenvolvidas pelas prefeituras da região. Os servidores das prefeituras e servidores da Segurança Pública do Estado receberão desconto para realizar a especialização.
 
Para Rolim, realizar a proposta em conjunto com a Feevale é uma perspectiva completamente inovadora no Brasil. “Não temos alternativas de formação em políticas públicas de segurança no país, especialmente com base em evidências científicas. O que nós trazemos é o que há de mais avançado no mundo. Queremos que as pessoas que participem desse curso tenham condição de, ao final, estarem capacitadas para desenvolver projetos em suas áreas de atuação e que de fato reduzam o crime e a violência. Precisamos desse auxílio da ciência e essa parceria nos dá a chance de ter um programa inovador no Brasil. Esperamos que o curso possa cumprir um papel muito importante no nosso Estado”, disse.
 
De acordo com Kopittke, o curso apresentará experiências internacionais e nacionais que foram bem sucedidas no sentido de reduzir a violência. “Vamos conhecer experiências de Nova York, de Bogotá, de Medellín, do Chile, entre outras cidades, além de ações de prevenção e de policiamento. Apresentaremos os assuntos de uma forma multidisciplinar, mas sempre com o enfoque prático, com questões muito locais que podem ser facilmente usadas pelos profissionais que trabalham com a redução da violência. Todo mundo que se interessa pelo tema vai ter conteúdo prático para trabalhar na prevenção à violência”, explica.
 
O pró-reitor da Instituição acredita que a especialização supre as necessidades da região. “Quando você fala de violência, precisa abordar toda a questão socioeconômica de uma sociedade. Quando parte da Universidade apresentar cursos a partir de ciência e estratégia, isso faz com que olhemos para o público e para uma região que está carente de pensar em uma problemática que nos assola, tanto na região Sul, quanto no País”, ressalta Figueiredo.

A especialização tem o propósito de alcançar profissionais de diversas áreas, como policiais, guardas municipais, professores, profissionais da saúde pública, da assistência social e membros do poder judiciário, além de líderes comunitários, jornalistas, pesquisadores e interessados no tema. Com duração de três semestres, o curso está previsto para se iniciar em março de 2019 e já recebe inscrições pelo site abaixo.

Legenda da imagem (da esquerda para a direita): Marcos Rolim, Cleber Prodanov, Alberto Kopittke, Roberto Heming e João Sganderla Figueiredo.

Confira as fotos:

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.