Feevale e instituição finlandesa avaliam novos projetos ambientais em conjunto | Universidade Feevale

Feevale e instituição finlandesa avaliam novos projetos ambientais em conjunto

30/01/2018 - Atualizado 31/01/2018 09h40min
A pesquisadora da Universidade Feevale, Vanusca Dalosto Jahno, esteve, recentemente, na Häme University of Applied Sciences (Hamk), na Finlândia, para verificar, junto a pesquisadores da instituição finlandesa, em que estágio se encontram os testes de materiais submetidos ao intemperismo. As amostragens são frutos do estudo Avaliação do intemperismo natural em plásticos pós-consumo reciclados, que foi desenvolvido pelas duas instituições, por meio de convênio de cooperação. A ida da pesquisadora serviu para aprofundar técnicas de caracterização, com base nas análises desses materiais.

A ida de Vanusca ao país nórdico serviu, também, para discutir as possibilidades de novos acordos para o gerenciamento de resíduos sólidos e áreas afins.  Ela é coordenadora do Laboratório Centro de Tecnologias Limpas  da Universidade Feevale, além de professora do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental e do Mestrado em Tecnologias de Materiais e Processos Industriais da Instituição.
 

Sobre o estudo

O intemperismo natural se refere à exposição ambiental de materiais com o intuito de verificar seu nível de degradação perante a radiação, a temperatura, a umidade e a sazonalidade. Portanto, o objetivo do estudo foi submeter às condições ambientais um material com espuma vinílica acetinada (EVA) e 7% de plásticos pós-consumo, avaliando o efeito das intempéries na sua degradação natural.

A metodologia de estudo contou com a preparação de amostras e a sua exposição natural em painéis localizados nas duas instituições. Por fim, antes e depois de um período de exposição natural, as amostras foram caracterizadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Óptica (MO) e Espectroscopia por Absorção no Infravermelho (IV). Os resultados evidenciaram que a degradação foi mais acentuada nas amostras expostas na Feevale, em comparação às expostas na Hamk.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.