Feevale divulga resultados de pesquisa sobre a saúde mental de trabalhadores de assistência social | Universidade Feevale

Feevale divulga resultados de pesquisa sobre a saúde mental de trabalhadores de assistência social

14/11/2025 - Atualizado 11h35min

entrevista

Em formato de live, atividade acontece nesta segunda-feira, 17

Os resultados de uma pesquisa com trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Rio Grande do Sul, realizada pela Universidade Feevale, serão apresentados nesta segunda-feira, 17. Em forma de live, a atividade terá início às 19h30min e será aberta ao público (o link será divulgado no dia do evento, nos perfis do Instagram @nupsitra ou @fetsuas_rs)

A pesquisa Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no RS: precarização, vivências e indicadores de saúde e adoecimento no trabalho foi conduzida pelo Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Saúde, Trabalho e Justiça Social (Nupsitra Feevale), em parceria com Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas do RS (Fetsuas/RS). O estudo investigou a saúde mental dos trabalhadores do Suas, por meio de questionários online e entrevistas individuais.

Saiba mais

O Suas, implantado pela Política Nacional de Assistência Social, é a principal estratégia de garantia da proteção social, vigilância socioassistencial e defesa dos Direitos Humanos da população brasileira. Apesar disso, o trabalho das suas equipes técnicas tem sido marcado por políticas de flexibilização e precarização, tornando degradantes as condições laborais.

Desenvolver pesquisas nesse contexto representa uma importante estratégia para mapear os fatores geradores de sofrimento e adoecimento, potencializando a construção de redes de resistência entre os trabalhadores”, explica Carmem Giongo, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Feevale é a instância final de atendimento, atuando com ética e imparcialidade. Registre sua manifestação clicando aqui.