Feevale busca cooperação com setores produtivos presentes na Fimec | Universidade Feevale

Feevale busca cooperação com setores produtivos presentes na Fimec

27/02/2019 - Atualizado 28/02/2019 13h55min
Fimec 2019

Reitor da Instituição, Cleber Prodanov, participou da abertura oficial e visitou espaços na feira

A Universidade Feevale está presente na edição 2019 da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec). A feira, que é considerada uma das mais importantes do setor no Brasil, acontece até esta quinta-feira, 28 de fevereiro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (Rua Araxá, 505, bairro Ideal), das 13h às 20h. Neste ano, a Feevale é apoiadora Máster do Fórum Fimec 2019, que traz conteúdo inédito para o setor. O reitor da Instituição, Cleber Prodanov, participou da abertura oficial do evento nesta terça-feira, e esteve em diversos estandes e nos espaços onde a Universidade se faz presente.

“Nossa ideia é aumentar, cada vez mais, a cooperação com os setores produtivos e estarmos presentes em todas as feiras que a Feevale apoie”, explica Prodanov. De acordo com o reitor, a expectativa para a Fimec, neste ano, é que se possa retomar o crescimento regional, o que impacta em outros setores, não só na cadeia do couro e do calçado. “Isso gera negócios, gera empregos, gera renda, o que é extremamente importante, e a Universidade tem apoiado esse movimento e contribui com aquilo que ela tem a oferecer, que é o conhecimento”, completou.

Durante a abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, cumprimentou o reitor Prodanov em nome de todas as universidades e entidades de ensino presentes na feira. Leite parabenizou a história de mais de quatro décadas da feira e garantiu que o seu governo será um parceiro do setor coureiro-calçadista. “Queremos criar um ambiente favorável aos negócios. Isso passa pelo investimento em alguns pilares, como o capital humano. A nossa mão de obra necessita de capacitação e inovação. Nesse sentido, recriamos a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia para ajudar na articulação entre o poder público, a iniciativa privada, a academia e a sociedade”, afirmou.

A Feevale também foi mencionada, pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, como parceira do município em seu processo de transformação em um polo de inovação. “Na Fimec, se verá muita inovação, a exemplo do que acontece em Novo Hamburgo.  Queremos fazer de nossa cidade um laboratório aberto de inovação e estamos trabalhando nisso de forma muito intensa nas políticas públicas do município. E, para isso, teremos como parceira a Universidade Feevale, com o reitor Cleber Prodanov, que nos ajudará em nossa jornada”, disse.

Após a abertura, Prodanov visitou estandes da feira e os ambientes em que a Feevale está inserida, como o espaço de palestras da Fábrica Conceito e o Estúdio Fimec, que apresenta tendências comportamentais pesquisadas pelo Centro de Design da Instituição. Também conversou com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís da Cunha Lamb, e visitou o estande em que Jonathan Baldi, da Criativando (empresa do Feevale Techpark), está expondo. “Está sendo muito bom participar da Fimec, esperamos que muitos negócios aconteçam. É a nossa primeira vez aqui e, como somos uma startup nova, a feira está sendo fundamental e muito vantajosa para nós”, disse Baldi.

Participação da Universidade


Palestras Fábrica Conceito 

A Instituição participa do espaço de palestras da Fábrica Conceito, que reúne em torno de 70 empresas de várias das etapas do processo produtivo na área do calçado. O professor e pesquisador do curso de Engenharia da Produção Luiz Carlos Robinson realizará a palestra Sustentabilidade e produção mais limpa no setor calçadista, que explicará sobre o desenvolvimento de novos produtos/componentes com a utilização dos resíduos gerados no processo industrial da fabricação de calçados. Sem necessidade de inscrição prévia, a atividade acontece em dois momentos: no primeiro dia da feira e no último, dia 28, quinta-feira, às 16h. 

Apresentação da tendência Rel@ções Convergentes no Estúdio Fimec

O Centro de Design apresenta, pela segunda vez, juntamente com os organizadores e idealizadores Studio10, uma tendência comportamental no Estúdio Fimec 2019. Nesse ambiente inspiracional, o público entra em contato com matérias-primas e produtos finalizados e construídos a partir de pesquisas de moda baseadas no comportamento do consumidor. O espaço traz diversas tendências de moda que proporcionam um direcionamento para as criações dos visitantes. Neste ano, o tema será Rel@ções Convergentes, abordando o envolvimento virtual e as relações entre nativos da era digital e visitantes dessa era. O projeto Estúdio Fimec é uma realização da Fenac com a Coelho Assessoria Empresarial; o conteúdo é produzido pelo Centro de Design da Feevale e pelo Studio 10.

Sobre a Fimec

A 43ª Fimec reunirá toda a cadeia coureiro-calçadista em busca de lançamentos e tecnologias do setor. A feira apresentará novidades de mais de 500 expositores de couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes de diferentes estados brasileiros e de países da América do Sul, Ásia, Europa e África. Com o mote Onde a indústria cria negócios, nesta edição a Fimec contará com 35 novas empresas que participarão pela primeira vez e 22 empresas que estão retomando a sua participação após anos. Saiba mais no site www.fimec.com.br


Veja fotos

Fimec 2019
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.