Evento debate bolsas de estudo para o ensino superior comunitário | Universidade Feevale

Evento debate bolsas de estudo para o ensino superior comunitário

03/08/2021 - Atualizado 11h33min

evento assembleia

Comunidade acadêmica está convidada a acompanhar o debate, que acontece nesta quinta-feira, 5, pelo YouTube

Nesta quinta-feira, 5 de agosto, às 16h30min, acontecerá o evento on-line Bolsas de Estudo para o Ensino Superior Comunitário, que discutirá a iniciativa que busca utilizar percentual da verba definida na Constituição Estadual do Rio Grande do Sul para estudantes de graduação. O objetivo é elaborar um programa destinado à educação superior comunitária para disponibilizar bolsas de estudo, a fim de ampliar as possibilidades de inclusão de estudantes no Ensino Superior e favorecer o desenvolvimento regional. Participarão do evento representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) – do qual a Universidade Feevale faz parte –, da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e das Frentes Parlamentares em Defesa das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) do RS e de Santa Catarina.

No evento, será ampliado o debate sobre a necessidade imediata da aplicação de recursos definidos em lei (especificamente, no art. 201, parágrafo 3º da Constituição Estadual do RS) de destinar 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior (púbica e comunitária). O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de, aproximadamente, sete mil estudantes em Ices. O Comung já entregou ao Governado do RS um ofício que coloca a entidade à disposição do Estado para colaborar na formatação do programa. Da mesma forma, solicitação de apoio para viabilizar o programa foi realizada pelo Comung ao presidente da ALRS.


Exemplo em Santa Catarina

Modelo similar de Bolsas de Estudo já é realizado em Santa Catarina (SC). Intitulado Uniedu, o programa executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) de SC agrega bolsas de graduação e pós-graduação para estudantes do Ensino Superior. Para participar do programa, os alunos devem atender aos requisitos estabelecidos e estarem matriculados em cursos de graduação nas instituições de Ensino Superior habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC).

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.