Estudantes que ganharam prêmio internacional são recepcionados na Feevale | Universidade Feevale

Estudantes que ganharam prêmio internacional são recepcionados na Feevale

08/10/2019 - Atualizado 09h01min

Reitor, alunos e professores fizeram um brinde pela inovação

foto

A Universidade Feevale recepcionou na noite desta segunda-feira, 7, os estudantes que venceram na última sexta-feira, 4, em Paris, na França, o desafio Twizy Contest, etapa internacional do Renault Experience, uma competição de startups da Renault. O OrniTwizy, um carro elétrico voltado a pessoas com dificuldades motoras, conquistou o prêmio de melhor projeto, melhor inovação e melhor análise de custo e modelo de negócio. Uma equipe da Romênia levou o prêmio de melhor protótipo e uma da Turquia de melhor comunicação.

O grupo da Feevale é composto pelos estudantes Felipe Machado (Design), Jonata Rocha Fett (Engenharia Eletrônica), Matheus Furlan da Silva (Engenharia de Produção), Nickolas Augusto Both (Engenharia Eletrônica) e Marco Antônio Fröhlich (graduado em Engenharia Mecânica e mestrando em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais). Eles foram assessorados pelos professores Juan Almada, Fabiano Nunes e Moisés de Mattos Dias e tiveram o projeto viabilizado pela Diretoria de Inovação, através do Feevale Techpark, pelo Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT) e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex).

Durante a homenagem, que aconteceu no hall do Salão de Atos do Câmpus II, o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, disse estar muito orgulhoso pela conquista dos estudantes.

Não queremos estar próximos ou junto ao mercado, mas sim, à frente do mercado, olhando para as coisas que ainda não aconteceram e que podem ser realizadas. Esse é o papel da inovação”, afirmou.

O reitor ressaltou a importância de os estudantes trabalharem em equipe, de forma multidisciplinar.

A Universidade tem dado apoio aos alunos, para que tenham uma visão inovadora e empreendedora. Quando criamos as estruturas, quando apostamos nos estudantes, os resultados vêm. Estamos muito satisfeitos com essa conjugação de fatores, que mostram como a nossa universidade é inovadora e como os nossos alunos são empreendedores”, ressaltou.

O acadêmico Felipe Machado, do curso de Design, falou em nome dos estudantes premiados.

Competimos com renomadas universidades de Moscou, Paris, Transilvânia e Seul, entre outras. Não estávamos lidando com amadores, mas com profissionais do ramo, já acostumados com esse tipo de desafio. Vivenciamos os conceitos que estamos ouvindo na Feevale, como inovação aberta e cooperação entre cursos, por exemplo”, falou. Na sequência, foi feito um brinde pela conquista dos estudantes.

Saiba mais

O OrniTwizy é um carro elétrico voltado a pessoas com dificuldades motoras. É um veículo para duas pessoas, pequeno, leve e utiliza apenas energia elétrica como forma de transporte. A equipe criou um sistema para que o usuário de cadeira de rodas possa alugar o carro. O projeto prevê que os cadeirantes tenham uma taxa reduzida para serem locatários do veículo e não tenham a necessidade de se deslocar até onde o carro estará. Foram mapeamos, por exemplo, pontos estratégicos de Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Os carros estarão sempre perto de rodoviárias, do aeroporto e das estações de trem, entre outros espaços.

Os estudantes da Feevale, que representaram o Brasil, montaram o protótipo do carro em Curitiba durante todo o mês de julho e início de agosto, sendo monitorados por engenheiros, designers e profissionais de negócios da Renault. Como grande vencedora, a equipe participará do Consumer Electronics Show, evento de inovação automobilística que ocorrerá em janeiro de 2020, em Las Vegas, Estados Unidos, com todas as despesas custeadas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.