Gabriel Costa, repórter do Grupo RBS, é o único gaúcho no curso, que prepara profissionais da imprensa para coberturas em zonas de risco
O jornalista Gabriel Costa, egresso da Universidade Feevale, está participando nesta semana, no Rio de Janeiro, do Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para Atuação em Áreas de Conflito (EPJAIAC). Promovido pelo Exército Brasileiro, por meio do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o curso vai até esta sexta-feira, 5, e reúne 31 profissionais da comunicação de todo o país, sendo Costa o único representante do Rio Grande do Sul.
Atualmente repórter do Grupo RBS, com base em Gramado, Costa participa do treinamento com foco em segurança e técnicas de cobertura jornalística em ambientes hostis, como zonas de guerra, regiões instáveis politicamente e locais afetados por conflitos armados. Com uma programação intensa, o curso inclui simulações de cobertura em áreas de tiro, deslocamento em terrenos com risco de minas, além de capacitação em primeiros socorros. A iniciativa visa qualificar jornalistas e assessores para reportagens em situações de alto risco, respeitando os protocolos de segurança e garantindo a integridade dos profissionais envolvidos.
“Estamos aprendendo a nos proteger com foco na qualidade da reportagem em situações de risco, e também a acompanhar sem atrapalhar o trabalho dos militares, entendendo os protocolos de segurança”, relata. “É um cuidado que faz grande diferença para a proteção de todos”, completa.
Formado pela Feevale, Costa vem se destacando na cobertura jornalística no Estado. Em 2024, foi reconhecido com a Medalha Alberto André, concedida pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), honraria destinada a talentos da comunicação no Rio Grande do Sul.