Estudantes brasileiros e mexicanos debatem sobre vivências em projetos sociais | Universidade Feevale

Estudantes brasileiros e mexicanos debatem sobre vivências em projetos sociais

23/11/2020 - Atualizado 15h01min

Brasil e México

Intercâmbio de experiências entre Universidade Feevale e Universidad De La Salle Bajío acontece nesta quinta-feira, 26

Articular educação e cidadania entre estudantes brasileiros e mexicanos é o que busca o evento Intercâmbio de Experiências em Centros Comunitários, realizado pela Universidade Feevale e Universidad De La Salle Bajío, do México. A atividade acontece nesta quinta-feira, 26 de novembro, no formato virtual, das 15h às 16h30min. A organização é da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais e do projeto social Cidade Viva: Intervenção Urbana Como Ato Comunicacional da Feevale e do Departamento de Relações Internacionais e Centros Comunitários da La Salle Bajío.

Com a proposta de compartilhar as vivências em projetos sociais, o evento trará cinco alunos de cada instituição de ensino relatando seus relatos e experiências nessa área. A aluna do curso de Jornalismo e bolsista do Cidade Viva, Morgana Schneck, que participará do evento apresentando suas práticas como integrante do projeto, acredita que essa oportunidade acarreta inúmeros benefícios, tanto para a vida acadêmica e profissional quanto para a pessoal.

O trabalho desenvolvido no projeto Cidade Viva tem me ensinado tanto e poder apresentá-lo para outros estudantes e professores é uma oportunidade para também aprender e compartilhar ideias e projetos”, conta Morgana.

A diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade Feevale, Paula Casari Cundari, diz que o projeto Cidade Viva traduz os vínculos comunitários que caracterizam a Universidade Feevale: conhecimento aplicado ao desenvolvimento da região e comprometimento com a inovação.

Outra característica importante é que o projeto também está potencializando ações com parcerias internacionais, tendo a universidade mexicana La Salle Bajío e a Feevale em conexão com o propósito de extensão em projetos que promovam a cidadania. Cidadania em dimensão global, com integração ampla e multicultural”, explica Paula.

Para a integrante do Cidade Viva e professora do curso de Publicidade e Propaganda da Feevale, Marta Oliveira dos Santos, a expectativa é grande para a primeira ação de internacionalização, que será o Intercâmbio de Experiências com a Universidad De La Salle Bajío.

A possibilidade de os acadêmicos relatarem suas experiências e o impacto do trabalho na extensão em suas vidas, além da oportunidade de ouvirem as vivências dos acadêmicos mexicanos será muito enriquecedora. Penso que discutir e refletir os desafios da extensão na articulação entre educação e cidadania é de suma importância”, declara Marta.

Saiba mais:

O projeto Cidade Viva: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional tem como objetivo principal potencializar o vínculo dos estudantes com a cidade e o bairro onde moram, a partir da intervenção em espaços públicos e um maior acesso à produção artística local. Para saber mais, basta acessar as redes sociais do projeto:

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.