Estado lança ações voltadas à inovação | Universidade Feevale

Estado lança ações voltadas à inovação

28/09/2021 - Atualizado 14h47min

Reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, participará do lançamento do programa Avançar na Inovação, que acontecerá nesta quinta-feira, 30

foto

Até 2030, o Rio Grande do Sul deverá estar inserido no mapa global da inovação. Para isso, o governo do Estado pretende anunciar, no lançamento do programa Avançar na Inovação, que acontecerá na quinta-feira, 30, investimentos em inovação, ciência e tecnologia. A atividade será realizada às 14h, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e do reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, entre outros convidados.

Na sexta-feira passada, 24, a Universidade Feevale sediou a reunião da Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS, programa promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado. O encontro ocorreu no formato híbrido, com a parte presencial sendo realizada na Instituição, em Novo Hamburgo, onde estiveram presentes o secretário da SICT, Luís Lamb, e o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, além de integrantes dos comitês estratégico e técnico da Região, e de representantes da quádrupla hélice – universidades, empresas, poder público e sociedade.

A atividade teve como objetivo reunir, apresentar, valorizar e discutir as iniciativas em andamento na região nos dois anos de implantação do programa, comemorados em agosto. Durante o encontro, foram apresentados os projetos e programas de cada uma das áreas estratégicas da região (Saúde, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa e Educação), que tem como visão se tornar, até 2030, uma referência global de inovação, por meio de uma estratégia de especialização inteligente nas áreas prioritárias, fomentando o empreendedorismo para desenvolvimento e atração de talentos e aplicação da pesquisa acadêmica e tecnológica para soluções de problemas práticos.

Prodanov recepcionou os convidados e enalteceu o trabalho coletivo desenvolvido pela região no programa, que tem a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, coordenando os comitês estratégico e técnico da região. “A gente aposta em todas as ações que envolvam inovação e empreendedorismo e que buscam mudar a realidade da nossa sociedade através da ciência, tecnologia, educação e conhecimento”, destaca. “São temas bastante importantes e iniciativas como essa, sob a liderança do secretário Lamb, dão continuidade para que muitas ideias possam transformar a nossa realidade com a capacidade inovadora que temos, não somente nesse ecossistema, mas também em todo o Estado”, complementa.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb, lembrou que foi lançado, recentemente, o segundo edital do Inova RS, que apoiará projetos realizados por meio de parceria entre o poder público, a iniciativa privada, as universidades e a sociedade, em âmbito regional, gerando a transformação econômica nas diferentes regiões do Estado. Ele também falou de futuras ações. “O programa Avançar na Inovação, que vai ser lançado nesta terça-feira, vai se somar a outras ações em prol do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul”, afirmou.

foto

Sobre o Inova RS

Lançado em 2019, com o objetivo de incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, o programa Inova RS vem sendo consolidado em oito ecossistemas regionais de inovação do Estado – Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte; e Serra e Hortênsias –, a partir da atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. As ações em andamento nas macrorregiões têm por objetivo articular e construir projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social do Estado, com base na definição de prioridades e oportunidades locais, valorizando os ativos e potenciais regionais. O desenvolvimento do programa tem como foco estimular o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e torná-lo capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.