09/10/2014 - Atualizado 09h49min
Produto estará disponível na Feira de Economia Solidária da Instituição, que será realizada nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14

A próxima edição da Feira de Economia Solidária da Universidade Feevale, que se inicia nesta segunda-feira, dia 13 de outubro, marcará o lançamento de um novo produto de um dos empreendedores assessorados pela Incubadora de Economia Solidária da Instituição, realizadora da Feira. Com orientação da professora do curso de Nutrição Simone Weschenfelder e da aluna Bruna de Oliveira, o empreendimento de economia solidária Valmir Rodrigues, juntamente com Maria Zuziane Rodrigues (esposa de Rodrigues), desenvolveu uma geleia de frutas de laranja, morango e abacaxi nos Centros de Estudo de Nutrição e Gastronomia da Universidade.
A construção do produto também contou com a parceria da Agência Experimental de Comunicação (Agecom): com a supervisão da professora do curso de Publicidade e Propaganda Rosana Silveira, os acadêmicos Bruna Monteiro e Felipe Mello criaram a embalagem; já a aluna Larissa Mariana Zoehler Ataídes foi responsável pelo rótulo, que foi produzido com o apoio da gráfica Artes Grafix. De acordo com o coordenador da Incubadora de Economia Solidária, professor André Viana, a identificação de meios adequados para o apoio, a formação e o acompanhamento técnico e de gestão, para os empreendedores assessorados, é um dos objetivos do projeto. “Este produto poderá ser vendido em qualquer outro lugar, independente da Feevale e, isso sim, é o papel da Incubadora. Esta é, inclusive, a primeira vez que um projeto assim, em que o empreendedor foi auxiliado em todas as fases de desenvolvimento, acontece”, afirma.
Sobre a Feira de Economia Solidária
A Universidade Feevale realiza, nesta segunda e terça-feira, 13 e 14 de outubro, a Feira de Economia Solidária e a Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos e Artes de Novo Hamburgo (Asaartes). Abertos a acadêmicos, professores e comunidade, os eventos acontecem, nos dois dias, das 9h às 21h, na Rua Coberta do Câmpus II.
A Feira de Economia Solidária, uma ação do projeto de Extensão Incubadora de Economia Solidária da Feevale, oferece um espaço permanente de comercialização, consumo e formação em economia solidária, reunindo empreendimentos que atuam no ramo do artesanato e da alimentação. O diferencial está na comercialização direta dos produtores aos consumidores de produção em tecido, madeira, vidro, entre outros materiais, assim como na produção de pães, cucas, bolachas, trufas, cupcakes, entre outros produtos caseiros. Já a Asaartes comercializa artesanatos de diversos tipos, como tecido, madeira, porongo, EVA, couros, tricô, crochê, bijuterias e vidros.