Educação superior pública e comunitária é tema de audiência pública | Universidade Feevale

Educação superior pública e comunitária é tema de audiência pública

20/06/2022 - Atualizado 16h53min

assembleia comung

Encontro de comissão da Assembleia Legislativa aconteceu nesta segunda-feira, na Universidade Feevale, com a presença de representantes dos poderes executivo e legislativo, entidades e de reitores das instituições comunitárias

A Universidade Feevale sediou, nesta segunda-feira, 20, uma audiência pública, realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para discutir assuntos relacionados à educação superior pública e comunitária. A audiência contou com a presença de representantes dos poderes executivo e legislativo, entidades e de reitores das instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

A audiência pública foi proposta pelo deputado Issur Koch, a partir de um encontro entre o parlamentar e o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, em abril deste ano, onde foram debatidos temas ligados à educação. Foi discutida, na audiência, a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária, conforme especificado na Constituição do Rio Grande do Sul. A reivindicação é do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), maior sistema de educação superior do Estado, composto por 14 instituições.

assembleia comung

O Comung busca, com essa iniciativa, utilizar o percentual da verba definida na Constituição Estadual para estudantes da graduação. A intenção é elaborar um programa destinado à educação superior comunitária que disponibilize bolsas de estudo, a fim de ampliar as possibilidades de inclusão de estudantes no Ensino Superior e favorecer o desenvolvimento regional.

Nos últimos anos, nenhum recurso foi destinado à educação superior comunitária, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior. De acordo com o reitor da Feevale e vice-presidente do Comung, Cleber Prodanov, as instituições comunitárias têm um compromisso com as suas comunidades que transcende os seus muros, e está presente em suas ações. “As pessoas impactadas pelo Comung representam uma comunidade muito importante, que vem trazendo bastante desenvolvimento para as suas regiões. Nós já temos o reconhecimento da importância da educação. O que precisamos é de uma ação política que se transforme em uma ação efetiva, para conseguir atender aos nossos alunos e realizar um programa de formação de professores, pois precisamos formar recursos humanos. Queremos trabalhar numa perspectiva que beneficie a educação e o desenvolvimento das nossas regiões e, por consequência, o Estado”, declarou.

De acordo com o deputado Issur Koch, com esse recurso, seria possível a criação de um programa que poderia capacitar de oito a dez mil professores em todas as áreas do conhecimento. “É fundamental que o Estado entenda a importância desses repasses, a fim de que possamos ampliar os esforços para qualificar a educação do Rio Grande do Sul. Sou professor, e estou deputado. E sei que o professor só ensina o que aprende e é por isso que precisamos buscar mais conhecimento e atualização com as novas ferramentas que esse novo tempo de pandemia nos impõe”, afirmou.

A secretária da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, destacou a necessidade de formação para os professores, especialmente os de educação básica, e lembrou que o Comung é um grande parceiro do Estado em projetos de formação de professores. “Não há dúvida de que a educação é a grande ferramenta que alavanca as pessoas, principalmente no século XXI, que é o século do conhecimento e da tecnologia. As universidades comunitárias são um patrimônio sem preço do povo gaúcho”, disse. A secretária afirmou que o assunto está sendo discutido no governo do Estado e será marcada uma reunião com o governador, as secretarias da Fazenda, da Educação e de Inovação, Ciência e Tecnologia.

A mesa da audiência foi composta por Jerri Meneghetti, prefeito de Dois Irmãos e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars); Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale e vice-presidente do Comung; Issur Koch, deputado estadual; Lia Quintana, reitora da Urcamp e presidente do Comung; Diogo Leuck, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV); e Mário Augusto de Freire Gonçalves, prefeito de Dom Pedrito e vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A secretária de Educação do RS, Raquel Teixeira, participou de forma on-line, bem como demais integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

reunião comung

Após as discussões, o deputado Issur Koch encerrou os trabalhos e afirmou que cópias da ata da audiência serão enviadas para o Ministério Público, Coordenadoria Geral, Secretaria Estadual de Educação, Procuradoria Geral e governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior. No início da tarde, os reitores que integram o Comung se reuniram para continuar as discussões alusivas ao tema.

Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.