Educação superior pública e comunitária será debatida em audiência pública | Universidade Feevale

Educação superior pública e comunitária será debatida em audiência pública

15/06/2022 - Atualizado 16h21min

Encontro de comissão da Assembleia Legislativa acontece nesta segunda-feira, 20, na Feevale, com a presença de reitores das universidades comunitárias

Câmpus II

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizará nesta segunda-feira, 20, uma audiência pública para discutir assuntos relacionados à educação superior pública e comunitária. A atividade acontecerá às 10h, no formato híbrido. Para participar, é necessário confirmar presença pelo e-mail comissaoeducacao@al.rs.gov.br.

A audiência, que contará com a presença de reitores das instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), será realizada na Universidade Feevale – Espaço Cosmos, no 3º andar do prédio Vermelho, Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). O público que não puder comparecer poderá acessar o link que será disponibilizado aos interessados por e-mail. Às 14h, os reitores se reunirão no Hub One Novo Hamburgo, unidade do Feevale Techpark no município.

A audiência pública foi proposta pelo deputado Issur Koch, a partir de um encontro entre o parlamentar e o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, em abril deste ano, onde foram debatidos temas ligados à educação. Um dos assuntos que estará em pauta no dia 20 é a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária, conforme especificado na Constituição do Rio Grande do Sul. A reivindicação é do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), maior sistema de educação superior do Estado, composto por 14 instituições.

O Comung busca, com essa iniciativa, utilizar o percentual da verba definida na Constituição Estadual para estudantes da graduação. A intenção é elaborar um programa destinado à educação superior comunitária que disponibilize bolsas de estudo, a fim de ampliar as possibilidades de inclusão de estudantes no Ensino Superior e favorecer o desenvolvimento regional.

Nos últimos anos, nenhum recurso foi destinado à educação superior comunitária, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior. O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é vice-presidente do Comung, destaca que as universidades comunitárias são responsáveis, há mais de 50 anos, por estimular o desenvolvimento regional. “Mais que um negócio ou serviço, a causa da educação é a razão de ser dessas instituições, que estão comprometidas com toda a comunidade gaúcha – afirma – “Queremos trabalhar numa perspectiva que beneficie a educação e o desenvolvimento das nossas regiões e, por consequência, o Estado”.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.