04/11/2016 - Atualizado 13h48min
No evento, o coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Feevale apresentará dois artigos
Entre os dias 9 e 11 de novembro, o coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale, Dusan Schreiber, participará do XIX SemeAd - Seminários em Administração, que acontecerá em São Paulo. No evento, que é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), ele apresentará dois artigos.
O artigo Gestão ambiental: estudo de caso em uma empresa do segmento calçadista descreve a forma como a empresa calçadista Alfa trabalha a gestão ambiental em sua organização. “Percebe-se que há um trabalho de educação ambiental e que ações são realizadas, tanto internamente quanto na comunidade onde a empresa possui unidades fabris, conscientizando crianças nas escolas e, ainda, desenvolvendo campanhas de coleta de óleo de cozinha em residências e para o plantio de árvores”, ressalta Schreiber.
O professor destaca, também, os procedimentos de cunho ambiental que estão relacionados a uma melhor eficiência produtiva. “De acordo com os objetivos dessa pesquisa, nota-se que a adoção da gestão ambiental pode contribuir com a redução de riscos ambientais e custos operacionais, como a economia de recursos com o estabelecimento de processos de fabricação mais limpos e, ainda, com a criação de novos produtos”, destaca.
Já o artigo intitulado Educação ambiental e gestão do conhecimento: análise de uma organização do segmento de papel e celulose busca refletir as práticas existentes em educação ambiental e gestão do conhecimento em uma organização do segmento de papel e celulose. “Com base nas evidências coletadas é possível afirmar que a empresa desenvolve, de forma sistematizada e criativa, as práticas de educação ambiental, contribuindo, assim, para a mudança de comportamento de seus colaboradores. Quanto à questão de gestão do conhecimento, percebe-se que a empresa a utiliza como ferramenta para promover a educação ambiental, procurando desenvolver processos de criação, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento ambiental entre seus colaboradores”, finaliza Schreiber.