Daniel Keller apresentará trabalho sobre relações interespécies no design
O doutorando em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Daniel Keller, participa da 24ª edição do Festival Internacional de la Imagen, que acontece até esta sexta-feira, 9, nas cidades de Bogotá e Manizales, na Colômbia. Reconhecido internacionalmente por sua proposta interdisciplinar que conecta arte, ciência, tecnologia e cultura, o evento tem como tema nesta edição o conceito Re:generative, que propõe repensar as relações entre tecnologias e ecossistemas em um mundo em constante transformação.
Keller, bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), irá apresentar o trabalho ¿Y si la hierba Euphorbia thymifolia pudiera enseñarnos sobre la resurgencia en el Antropoceno, qué aprenderíamos?, que propõe uma reflexão crítica sobre os possíveis aprendizados para o design a partir das relações interespécies, com foco na planta Euphorbia thymifolia, comum em contextos urbanos e terrenos áridos. O trabalho mobiliza uma ficção especulativa baseada em referências como a antropóloga Anna Tsing, além de outras abordagens, para investigar como a experiência vegetal pode gerar provocações metodológicas no campo do design contemporâneo.
A apresentação integra as atividades em Manizales, onde o festival reunirá pesquisadores e artistas de mais de 20 países. A participação de Keller também se insere nas pesquisas que ele desenvolve com o professor Alfredo Gutiérrez Borrero, da Universidad Jorge Tadeo Lozano (UTadeo), na Colômbia, e conta com a orientação da professora Cláudia Schemes, da Feevale. O trabalho dialoga, também, com as perspectivas de uma ciência do sensível e com a ideia de “resurgência” como prática ativa, apontando caminhos de resistência, imaginação política e interdependência no antropoceno.