Alunos de Enfermagem da Feevale poderão ter reconhecimento de formação em Portugal | Universidade Feevale

Alunos de Enfermagem da Feevale poderão ter reconhecimento de formação em Portugal

05/05/2025 - Atualizado 15h52min

A partir do acordo assinado com o Instituto Politécnico de Leiria, estudantes poderão receber diplomas de ambas as instituições

Reitor José Paulo

A Universidade Feevale e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) firmaram na manhã desta segunda-feira, 5, em Leiria, Portugal, um acordo para programa de reconhecimento de formação entre os cursos de Enfermagem das instituições. O documento foi assinado pelo reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, e pelo presidente do IPL, Manuel da Silva Rabadão. Também estavam presentes o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, e a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari, que acompanham o reitor da Feevale nesta agenda internacional.

O programa de reconhecimento de formação é uma importante ferramenta acadêmica, que beneficiará os estudantes do bacharelado em Enfermagem da Feevale e da licenciatura em Enfermagem do IPL. Entre os objetivos dessa parceria está a promoção da mobilidade internacional de estudantes, pesquisadores, técnicos e professores, num processo permanente de atualização, modernização e desenvolvimento recíproco. A partir desta assinatura, serão realizados projetos de investigação de iniciativa conjunta nas áreas científicas dos ciclos de estudo do programa.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Feevale, Maristela Peixoto, essa parceria representa um marco significativo na formação profissional dos estudantes. “A assinatura desse convênio amplia o horizonte acadêmico e enriquece a experiência educacional dos futuros enfermeiros. Através dessa oportunidade, os alunos poderão ter acesso a uma formação internacional, recebendo diplomas de duas instituições respeitáveis. Isso não só valida o conhecimento adquirido, como também fortalece o currículo, tornando os profissionais mais competitivos no mercado de trabalho, que cada vez mais valoriza a diversidade de experiências e a formação robusta”, afirma.

A coordenadora do curso de Enfermagem destaca que os estudantes poderão aprender práticas de Enfermagem que são aplicadas em diferentes contextos, ampliando sua visão sobre cuidados de saúde e reforçando a importância da adaptabilidade em uma profissão tão dinâmica. “Esse reconhecimento de formação permitirá a troca de saberes entre os alunos, professores e profissionais de saúde, criando uma rede de colaboração internacional que contribuirá para a melhoria contínua das práticas de Enfermagem. Enriquecerá a formação acadêmica e possibilitará, aos estudantes, a capacidade de trabalhar em equipe, de se comunicar de maneira eficaz e de compreender as nuances culturais que afetam a prática da Enfermagem em um mundo globalizado”, destaca Maristela. “Essa é, enfim, uma oportunidade extraordinária que vai preparar os alunos para os desafios do futuro, oferecendo uma formação sólida, internacionalizada e integrada às melhores práticas da área. É um passo importante que certamente fará diferença na vida de muitos profissionais de saúde”, complementa.

Para participar do programa, os estudantes de Enfermagem devem estar matriculados e inscritos na Universidade Feevale ou no Instituto Politécnico de Leiria e efetuar, obrigatoriamente, um período de mobilidade de estudos na instituição parceira. Eles receberão os mesmos recursos académicos e serviços de apoio que são oferecidos aos estudantes regulares da instituição parceira. Com isso, terão o diploma em Enfermagem reconhecido por ambas as instituições.

Agenda internacional

A partir desta segunda-feira, 5, até o dia 14 de maio, o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, e a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari, cumprirão uma agenda na Europa. Em Portugal, além de compromissos no Instituto Politécnico de Leiria, se reunirão com o Instituto Politécnico de Coimbra, onde tratarão sobre o consórcio Erasmuscentro, que busca incentivar ações de internacionalização entre as instituições, buscando a mobilidade acadêmica e docente, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos.

Na Finlândia, a comitiva da Feevale iniciará, com a Häme University of Applied Sciences (Hamk), localizada em Helsinque, as tratativas para comemorar, em 2025, os 20 anos de parceria entre as instituições. Eles também se reunirão com representantes do ecossistema de pesquisa SmartBio e do Design Factory, onde os acadêmicos são imersos em uma cultura de resolução de problemas a partir do design, tendo como processo a problematização, definição, idealização, prototipação e teste de novas ideias.

Em Tallinn, na Estônia, o grupo da Feevale visitará o Estônia Hub, onde se encontrará com os gestores do espaço de inovação que faz do país uma referência global. Já na Bolonha, no norte da Itália, irão até a University of Bologna, instituição com a qual a Feevale mantém uma forte parceria na área de Jogos Digitais. Por último, os três irão até Milão, também no norte da Itália, onde falarão com representantes da Nuova Accademia di Belle Arti (Naba), maior academia privada de arte daquele país.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.