Doutoranda da Feevale participa de formação latino-americana de Comunicação | Universidade Feevale

Doutoranda da Feevale participa de formação latino-americana de Comunicação

19/01/2022 - Atualizado 12h56min

Marina Mentz, integrante do grupo Criança na Mídia, foi selecionada juntamente com outros dois pesquisadores gaúchos

foto

A doutoranda Marina Mentz, bolsista do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, é uma das pesquisadoras latino-americanas selecionadas para a 8ª Escuela de Verano Alaic, evento de formação continuada da Asociación Latino-americana de Investigadores de Comunicación (Alaic), que reúne estudantes e professores para cursos, palestras, reuniões de orientação e debates. A doutoranda é jornalista formada pela Universidade Feevale e há dez anos faz parte do grupo Criança na Mídia, sob orientação da professora Saraí Patrícia Schmidt, doutora em Educação, onde pesquisa a violência contra crianças no jornalismo on-line.

Dos 59 pós-graduandos escolhidos pela comissão científica da Alaic, três são do Rio Grande do Sul (além de Marina, os pesquisadores Manuela Fetter Nicoletti e Giancarlo Backes Couto, ambos da PUCRS). O evento terá participantes do Chile, Equador, México, Uruguai, Argentina e Colômbia, país de onde será transmitido o curso. "Os encontros da Alaic dos quais participei foram fundamentais para minha formação enquanto pesquisadora das infâncias e da comunicação, com debates elucidativos e provocadores acerca do tema”, afirma a doutoranda.

A reunião de cientistas da área é indispensável para a investigação da tese que estou desenvolvendo, haja vista a semelhança das problemáticas das infâncias na América Latina. Contudo, as práticas de comunicação em relação ao tema e as iniciativas de enfrentamento aos desafios para as crianças nestes países são diferentes. Países da América Latina, mesmo que muito próximos de Brasil, expressam sua comunicação sobre infâncias de formas diversas, então entendo nosso país como um aprendiz neste sentido. Há muito a se avançar na qualificação desta pauta no jornalismo brasileiro, e a Escuela de Verano Alaic possibilitará trocas ricas para este aprendizado", explica Marina.

A Escuela de Verano Alaic acontece até 15 de outubro, de forma remota. Inspirado nas escolas de verão da European Communication Research and Education Association (Ecrea), o evento é uma experiência de incentivo à pesquisa, além da promoção de intercâmbio cultural.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.