Doutoranda da Feevale lança livro para auxiliar professores nas tecnologias do ensino híbrido | Universidade Feevale

Doutoranda da Feevale lança livro para auxiliar professores nas tecnologias do ensino híbrido

16/11/2020 - Atualizado 18h02min

Ana Elicker publicará outros dois livros sobre literacia digital

Livro

A doutoranda Ana Elicker, do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, lançou, neste mês, uma publicação. A temática aborda a literacia digital, seu projeto de doutorado, que conta com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem orientação da professora Débora Nice Ferrari Barbosa e coorientação de Rosemari Lorenz Martins. O livro Literacia digital: gêneros e mídias em sala de aula é o primeiro de uma coleção de três volumes em que será abordado o tema, ligando-o aos desafios do ensino do século XXI.

A obra é composta por oito artigos, sendo dois de autoria de Ana, que tratam de questões relacionadas ao hibridismo, ensino híbrido, tecnologias antigas e educacionais, e atividades voltadas à sala de aula. Segundo a autora, essa edição foi organizada com o objetivo de trazer para perto dos professores as tecnologias de ensino híbrido e as conexões que hoje se fazem necessárias para um ensino atualizado.

As tecnologias digitais estão aí e a nosso serviço. Esse primeiro livro aproxima o professor de algumas práticas que podem ser utilizadas por ele em diversas situações de ensino em instituições de ensino, em especial na educação básica”, destaca.

Além do material físico, um Qr Code leva o leitor a um espaço virtual. “Por meio desse mecanismo, direcionamos os artigos a um site, onde os leitores entram em contato com a apresentação dos artigos elaboradas pelos próprios autores, a partir de minipalestras, explicação das tecnologias e outros conteúdos”, explica.

foto 2

Para Ana (foto), que desde 2017 trabalha com o ensino remoto, a literacia digital vai além do ensino híbrido, abrangendo, também, a alfabetização digital e o letramento.

Ela é o transpor das tecnologias e suas possibilidades de criar conteúdo através de uma abordagem criativa em ambientes de ensino-aprendizagem, em que a literacia é atingida de forma simples, transformando todas as informações que temos em conhecimento”, complementa.

A coleção será publicada pela editora Cirkula. O segundo volume do livro terá como título Literacia digital: diversidade e inclusão na sala de aula, enquanto o terceiro será Literacia digital e abordagem criativa. Ambos estão com a submissão de artigos em aberto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail anaelicker@feevale.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.