Docentes da Feevale disseminam programa finlandês na Instituição | Universidade Feevale

Docentes da Feevale disseminam programa finlandês na Instituição

09/03/2020 - Atualizado 10h

Formação de professores é uma das ações propostas pela parceria com a Finland University

abertura formação docente

Professores da Universidade Feevale estão participando, desde a semana passada, do curso Reflexões sobre ensinar e aprender: diálogos Brasil-Finlândia. A abertura da atividade, que segue até junho deste ano, no Câmpus II, contou com a presença do reitor Cleber Prodanov, que destaca que a parceria com a Finlândia é para mudar o conceito do ensino na Feevale, em todos os níveis.

O centro do processo é o aluno e sua relação com o professor, e isso impactará todas as nossas ações”, diz ele.

Com um total de 80 horas/aula e de formato híbrido, o curso possibilitará o debate sobre o fazer pedagógico, possibilitando a troca de vivências em busca da colaboração mútua entre os docentes, sempre buscando expandir as práticas finlandesas para o contexto da Universidade, construindo, assim, novos conhecimentos. A formação se propõe a refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior e seus desdobramentos na gestão da sala de aula presencial e virtual. Durante as aulas, será analisada a ação pedagógica, buscando a promoção de uma prática reflexiva e inovadora. Também serão desenvolvidas atividades que possibilitem o pensamento reflexivo e dinâmico perante formas de aprender e de ensinar.

O curso está sendo ministrado pelos cinco professores da Feevale que participaram do programa internacional Teaching and Learning in Higher Education, decorrente do acordo com a Finland University. Manuela Albornoz Gonçalves, Marco Antônio Mabília Martins, Marina Seibert Cezar, Paula Luce Bohrer e Roberto Affonso Schilling foram selecionados para o curso com uma equipe da Finlândia por meio de um edital interno voltado para o corpo docente, que previa o desenvolvimento e a ampliação de competências pedagógicas individuais e coletivas. Agora eles começaram a multiplicar esse conhecimento na Instituição.

A Finland University é um consórcio que reúne algumas das principais instituições de ensino do país: Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere, Universidade de Turku e Universidade Åbo Akademi. O acordo que originou a parceria tem foco em avanços dos projetos educacionais e em práticas inovadoras, inclusive preparando professores para que estes possam adotar metodologias e tecnologias de trabalho das instituições finlandesas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.