Iniciativa inclui jovens estrangeiros em situação de vulnerabilidade e cria oportunidades que vão além das quadras, fortalecendo a cidadania e a construção de novos projetos de vida
Geremy junto ao professor da Escola de Aplicação Feevale, Lucas Emiliano Staudt
Enquanto as atenções do mundo se voltam à Copa do Mundo, em Novo Hamburgo, a bola também está transformando vidas, por meio do projeto Futsal Social. Ele é realizado pela União Jovem do Rincão (UJR), Universidade Feevale e Prefeitura de Novo Hamburgo. A ação socioeducativa utiliza o esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano de 600 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em seis territórios da cidade.
A iniciativa ganha ainda mais relevância também durante a Semana Nacional do Migrante, que ocorre entre 14 e 21 de junho. A data promove a reflexão sobre a integração, os direitos e a valorização das pessoas que deixaram seus países para reconstruir suas vidas em novos territórios. O Futsal Social acolhe também migrantes estrangeiros que vieram ao Brasil em busca de novas oportunidades. Atualmente, são 18 alunos venezuelanos participando das aulas que ocorrem no contraturno escolar. Entre eles está Geremy Nasareal Paredes Marcano, de 16 anos, que participa das atividades do projeto no núcleo do bairro Santo Afonso desde 2024.
Ele conta que chegou ao projeto realizado na Praça da Juventude após ter recebido incentivo de amigos da escola para participar do projeto. Escolheu a função de goleiro para jogar e a partir deste dia, além de evoluir na posição, fortaleceu a sua autoestima. “A participação no projeto fez com que eu melhorasse a minha vida pessoal, fortalecendo minha autoconfiança, sendo mais atencioso com aquilo que falo e penso e mantendo maior foco nos meus objetivos”, destaca Geremy.
Assim como ele, todos os alunos que entram no Futsal Social contam com o acompanhamento da equipe psicossocial do projeto. Ela desempenha papel fundamental no processo de inclusão e fortalecimento de vínculos de adolescentes estrangeiros atendidos no território, atuando no acolhimento, escuta qualificada e orientação individual e familiar.
A assistente social Adriani Faria, que acompanha Geremy e de seus dois irmãos, Danny Luis Martinez Marcano e Andri Geraldo Cabeza Marcano, desde a chegada ao projeto, revela que o trabalho busca garantir que esses adolescentes compreendam seus direitos e acessem as políticas públicas disponíveis, promovendo autonomia e cidadania. “Nós os acompanhamos no acesso a direitos sociais essenciais, como documentação, saúde, assistência social e, especialmente, educação. Atuamos como ponte entre o adolescente estrangeiro e a comunidade, contribuindo para que ele se reconheça como sujeito de direitos, protagonista de sua história e integrado ao território”, complementa a profissional.
A articulação em rede socioassistencial do município possibilita a parcerias que venham qualificar ainda mais a vida dos alunos do projeto. Entre elas, está o ingresso em instituições privadas de ensino com bolsas de estudo, ampliando horizontes e perspectivas de futuro desses jovens. Foi demonstrando interesse em ampliar seus conhecimentos e formação acadêmica contribuiu para que Marcano fosse contemplado com uma bolsa de estudos na Escola de Aplicação Feevale.

Estudante do primeiro ano do Ensino Médio, ele ressalta que está realizando um sonho em estudar na Instituição. “Foi graças ao Futsal Social que conquistei a bolsa na Feevale. Eles me ajudaram com toda a documentação, sem isso eu não conseguiria realizar este sonho de estudar em uma escola de alto prestígio, onde muitas crianças e adolescentes desejam estudar”, afirma. “Estou tendo novas descobertas, entre elas, a de aprender a utilizar as câmeras da Feevale, o que me acendeu uma perspectiva de atuar, no futuro, como fotógrafo profissional ou editor. Além disso, participo do time da Escola, permanecendo com as perspectivas de novas oportunidades surgirem por meio do esporte no futuro”, finaliza.
Sobre o Futsal Social
As ações ocorrem desde 2004, por meio de uma parceria entre a UJR Futsal e a Universidade Feevale, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo. Desde 2012, conta com apoio e/ou patrocínio de empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, como Banrisul, Sulgás, Unique, Apta, SLC, Tacosola, Rissul, BRDE, Tintas Killing, Dass, Openfield, entre outras.
Atualmente, a UJR executa a 15ª edição do projeto, com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de educação física, serviço social, nutrição, comunicação e psicologia. Atuação conjunta com a rede socioassistencial do município atua no fortalecimento da autonomia e no desenvolvimento de valores e habilidades fundamentais para uma convivência baseada no respeito às diferenças e em atitudes em prol da coletividade.