Diagnóstico de problemas cardiopulmonares e abdominais será agilizado com equipamento norte-americano | Universidade Feevale

Diagnóstico de problemas cardiopulmonares e abdominais será agilizado com equipamento norte-americano

05/07/2021 - Atualizado 16h32min

Feevale é a primeira universidade do Brasil a testar o Kosmos, que está sendo utilizado, inicialmente, nas aulas de Medicina e consultas de pacientes do SUS

foto

O curso de Medicina da Universidade Feevale é pioneiro, no Brasil, na utilização do Kosmos, uma plataforma médica portátil que está revolucionando e agilizando o diagnóstico de problemas cardiopulmonares e abdominais. O uso do equipamento acontece por meio de uma parceria entre a Instituição e a Echonous, fabricante norte-americana que é referência na fabricação de equipamentos médicos de alta performance com inteligência artificial.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, enfatiza a importância das parcerias firmadas com empresas, sejam nacionais ou internacionais, principalmente com as que trabalham com tecnologias de ponta, para proporcionar a qualificação do ensino e dos serviços ofertados pela Universidade à comunidade. "É muito importante o uso intensivo de tecnologias em todas as atividades. O nosso foco é a inovação e estamos sempre atentos às novas metodologias e tecnologias para disponibilizarmos aos nossos alunos e futuros profissionais”, destaca. “Foram muitas tratativas para firmar o convênio que possibilitou trazer o Kronos para o Brasil, um equipamento inovador que será utilizado pelo curso de Medicina, visando oferecer aos alunos tecnologia atual e de alto desempenho”, reforça Paula Cundari, diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale.

foto2

Foi o cardiologista e professor do curso de Medicina, Leandro Roese, que descobriu o aparelho e a sua aplicabilidade junto a colegas de profissão americanos e ingleses. A partir disso, em parceria com a Diretoria de Relações Institucionais e Internacionais da Feevale intermediou as tratativas com a fabricante americana Echonous, que desenvolveu o Kosmos, que segundo o docente é uma grande inovação para a área médica. A tecnologia já foi testada em mais de 300 pessoas de quatro países diferentes e aprovada pelos órgãos reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia.

O equipamento permite que eu, que sou cardiologista, mas não sou ecocardiografista, possa fazer uma ecografia para resolver um problema na hora. Ele nos fornece muitos dados importantes e nos possibilita instituir terapias aos pacientes cardiovasculares e pulmonares em benefício da qualidade de vida do paciente em questão”, explica.

Segundo Roese, é importante a testagem do equipamento na Universidade, pois, além de aproximar os acadêmicos da tecnologia, permite, em conjunto com as medidas sanitárias decorrentes da pandemia, o uso do Kosmos nas consultas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos no Centro Integrado de Especialidades em Saúde da Feevale (Cies). “Auxilia o aluno para aprender a escutar o coração, verificar as alterações, como sopro e o que está acontecendo na válvula, assim como detectar problemas pulmonares recorrentes da Covid-19 e abdominais”, destaca. “Já nas consultas, possibilita o atendimento assistencial com maior resolutividade”, complementa. O professor ainda revela que serão realizadas pesquisas para verificar a importância do aparelho na aprendizagem acadêmica e na qualidade de vida dos pacientes.

foto3

O equipamento

O Kosmos é um tablet com um dispositivo de ultrassom, que também permite a realização de eletrocardiograma e de ausculta digital. Por meio desses mecanismos, o software analisa, com o auxílio da inteligência artificial, de forma rápida e simultânea, os dados dos três exames em um só, substituindo os exames tradicionais em uma única consulta médica.

Com o equipamento, é possível medir, em até quatro minutos, as funções cardíacas, problemas de válvulas, caracterizar a severidade do sopro cardíaco, condições clínicas relacionadas à insuficiência mitral, hipertrofia do ventrículo esquerdo, engrossamento das paredes e encontrar cardiomiopatia hipertensa, além de problemas pulmonares, como pneumonias a edemas pulmonares. Com isso, o dispositivo entrega resultados mais assertivos e aumenta a precisão sobre o diagnóstico e o tratamento recomendado a cada paciente.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.