03/10/2013 - Atualizado 11h34min
Com curadoria de Rosa Maria Blanca e participação de professoras e uma pós-graduada pela Universidade, I Exposição Internacional de Arte e Gênero pode ser visitada até o dia 15 de outubro

A I Exposição Internacional de Arte e Gênero, que integra do Seminário Internacional Fazendo Gênero pode ser visitada até o dia 15 de outubro, no Museu de Arqueologia e Etnologia e na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Quem visitar a exposição poderá ver em um único espaço memórias femininas, violência de gênero, dissidências estéticas, propostas lúdico – corporais, nas suas mais variadas linguagens: performances, fotografia, pintura, aquarela, bordado, gobelin (tapete), poster, colagem dadaísta, desenho, escultura e gravura. A mostra conta com a participação das artistas e professoras do curso de Artes Visuais e da Especialização Design de Superfície da Universidade Feevale Alexandra Eckert e Vera Junqueira, bem como com a pós-graduada em Poéticas Visuais Isabel Sommer. Com curadoria da professora Rosa Maria Blanca (foto), coordenadora da Pinacoteca Feevale, a mostra se configura como uma atividade dentro do projeto Ponto de Fuga e do Centro de Documentação Eletrônica do projeto.
“Trata-se de uma mostra que visibiliza as sensibilidades da contemporaneidade, em cada gesto das artistas, que nos envolvem com afetos e intimidades. Materiais e linhas frágeis nos convidam a pensar a vulnerabilidade humana. As imagens da I Exposição de Arte e Gênero nos sugerem espelhos, identificações sutis, limiares, rostos. Mas, também, ‘frankensteins’, abjeções, delicadezas e sonhos que nos abalam sobre a tinta, cujas gotas e linhas desejadas repentinamente nos encantam”, explica Rosa Blanca.
A mostra inaugura a Sala de Exposições Longas do MArquE. O espaço será usado por primeira vez com esta exposição internacional. De iluminação privilegiada, conta com mais de 400 metros quadrados. O período de exposição é até o dia 15 de outubro, no Museu de Arqueologia e Etnologia – Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) e na Biblioteca Universitária, Câmpus Universitário Trindade, ambos da UFSC. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 13h30min às 17h30min.
Artistas participantes:
Alexandra Eckert, Alexandra Martins e Mariana Brites, Alice Monsell, Andressa Rosa, Barbara Bublitz, Cristhian Cajé, Consuelo Schilchta e Marília Diaz, Dulce Mazer, Edla Eggert e Ivone Junqueira, Elisa Riemer, Elo Veja, Fagnáh Puñal, Isabel Sommer, Junior Ratts, Kethlen Kohl, Lehw Castro, Lia Jupter, Lucia Gorosito Guajardo, Luciana Martins Coelho, Lucilia Alencastro, Marcela Alvim e Manuela Venancio, Marcelo, Chardosim, Milena Costa, Nadia Senna, Nizael Almeida e Stélio Constantino, Patricia Giseli, Roberta Stubs, Rosana Bortolin, Rosa Santos e Núcleo Artístico Feminista (NAFEM), RosiMeire da Silva, Sylvana Lobo, Vera Junqueira, Talita Trizoli, Tamires Schmitt e Tati Bafo.
Mais informações: