Apresentação das propostas acontecerá de 15 de julho a 10 de agosto
O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) realizou nesta terça-feira, 8, reunião com representantes das prefeituras da região e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) das 14 cidades que integram a entidade. Na ocasião, foi informado sobre o início da primeira etapa da Consulta Popular 2025 – Orçamento Estadual 2026. A apresentação das propostas, por qualquer cidadão regularmente habilitado, ocorrerá no período de 15 de julho a 10 de agosto, pelo site.
Além da temática da Reconstrução RS, outras propostas podem ser postadas para atender às prioridades de cada região. São 14 áreas temáticas elegíveis disponibilizadas pelo governo do Estado: Agricultura; Turismo; Justiça e Direitos Humanos; Meio Ambiente; Cultura; Desenvolvimento Rural; Transportes; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; Trabalho e Desenvolvimento Profissional; Desenvolvimento Social; Habitação; e Desenvolvimento Urbano.
Assembleia pública regional
O Consinos e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), realizarão a Assembleia Pública Regional do Consinos no dia 24 de julho, no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). O evento, que tem o objetivo de desencadear oficialmente a Consulta Popular 2025 – Orçamento Estadual 2026, acontecerá a partir das 10h, no auditório do prédio Azul.
“É muito importante que todos os municípios do Consinos participem da Consulta Popular, que a população possa participar e decidir qual área e projeto são prioridade neste ano de 2025, considerando os desafios climáticos que estamos enfrentando. Juntos somos muito fortes e, unidos, podemos mitigar os impactos da crise climática, que já é uma realidade”, destaca o presidente do Consinos e professor da Universidade Feevale, Gabriel Grabowski.
Saiba mais
O Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, é composto por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Trata-se de um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visam promover o desenvolvimento local e regional harmônico e sustentável, bem como a melhoria da eficiência na aplicação dos recursos públicos e nas ações dos governos para a melhor qualidade de vida da população. Mais informações podem ser obtidas no site.