Pesquisa foi aplicada pelo GPTW em abril
A Universidade Feevale apresentou nesta quarta-feira, 9, no Salão de Atos do Câmpus II, os resultados da pesquisa de clima organizacional aplicada junto aos seus colaboradores, com base na metodologia do Great Place to Work (GPTW), uma das mais reconhecidas do mundo em avaliação de ambiente corporativo. O levantamento possibilitou importantes insights sobre a percepção interna em relação ao ambiente de trabalho, às práticas de gestão e ao relacionamento interpessoal.
A pesquisa foi realizada no período de 7 a 30 de abril. A Feevale alcançou os critérios mínimos, diante da metodologia da GPTW, e foi certificada como uma excelente instituição para se trabalhar. Além disso, foram avaliadas as seguintes dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Os principais motivos de permanência apontados foram: qualidade de vida, crescimento e desenvolvimento e alinhamento de valores.
Entre as dimensões, a maior nota foi em camaradagem e orgulho, com destaque para o bom relacionamento e orgulho da equipe e da atuação da Feevale. A Instituição também se sobressaiu em segurança no ambiente de trabalho, acolhimento, orgulho de pertencimento e ética da liderança, reforçando uma base sólida de confiança e respeito entre os colaboradores.
O reitor José Paulo da Rosa ressaltou o bom resultado, mas lembrou que há espaço para que mais colaboradores participem das pesquisas. “Não podemos gerenciar aquilo que não medimos. Os resultados dessa pesquisa validam o que estamos fazendo, mas também mostram que temos que trabalhar aqueles pontos identificados como oportunidade de melhoria, de forma que a Feevale continue crescendo de forma saudável nos próximos anos”, afirmou.
O superintendente executivo, Roberto Sarquis Berte, lembrou que não adianta participar só para ter uma pontuação positiva na pesquisa. “Temos que responder verdadeiramente sempre. E acredito que isso foi feito agora e também ocorrerá nas próximas avaliações. Essa foi uma bela conquista e um bom momento para olharmos tudo o que foi apontado e traçar um plano de ação para melhorar o que for necessário em cada um dos setores”, ressaltou.
O gerente de Gestão de Pessoas, Everton Zambon, disse que os resultados da pesquisa validam o trabalho que está sendo feito e que, se a Instituição está aberta para receber a percepção dos colaboradores, é porque quer melhorar. Ele ainda destacou as duas distinções recebidas pela Feevale nas últimas semanas: Great Place to Work (GPTW), que reconhece as melhores organizações para se trabalhar, e a certificação em saúde mental concedida pela Great People Mental Health, instituição voltada à valorização de ambientes de trabalho emocionalmente saudáveis. “O local de trabalho é a nossa identidade. Quanto melhor essa marca empregadora estiver e mais saudável for o ambiente de trabalho, melhor para nós e para nossa carreira”, frisou.
Ao final, as consultoras Fabrícia Boll (Desenvolvimento Humano Organizacional), Caroline Coelho (Planejamento Estratégico) e Camila da Silva Lopes (Avaliação e Regulação Institucional) apresentaram a pesquisa de clima aos colaboradores que estavam presentes ou assistindo virtualmente.